26 de fev. de 2013

PSF RUA NOVA PROMOVE PALESTRAS EDUCATIVAS DE SAÚDE.


 O Psf Rua Nova junto com a Secretaria de Saúde promove palestras aos cidadãos da cidade de Caetés, Com as presenças da  Enfermeira  Carmem , Doutora Sergilene,  Eliete, Fabiana, e Acs’s, e o palestrante Luiz Cezar, debatendo assuntos de vários problemas causados pela Hanseníase, leia abaixo e veja que a mesma tem cura, é só detectar os problemas no inicio.

 Hanseníase  (Dicas de Saúde)

A hanseníase é uma doença infecciosa de evolução prolongada causada pelo bacilo denominado Mycobacterium lepra e ou bacilo de Hansen, descoberto em 1873 pelo cientista norueguês Gerhard Ar Mauer Hansen, morfologicamente muito semelhante ao bacilo causador da tuberculose.
Como não se transmite com facilidade, não são registradas grandes epidemias. A hanseníase chegou ao Brasil na época do discorrimento, espalhou-se e permanece até hoje, sendo considerado um dos mais sérios problemas da saúde pública no país. Ocupamos o 1º lugar da América Latina, com um número estimado de doentes entre 250 e 500 mil casos, que nos coloca também em 4º lugar do mundo em número de doentes.
Há no mundo todo mais de dez milhões de pessoas com hanseníase. Relativamente pouco contagiante, a forma de contágio mais comum é a direta (pessoa a pessoa), entre outras vias, por descargas nasais infectadas. Existe maior predisposição na infância, em condições sanitárias deficientes e de subnutrição.

Sintomatologia

O período de incubação é de 3 a 5 anos. A classificação das formas clínicas da hanseníase divide-se basicamente em quatro: indeterminada, tuberculóide, dimorfa e wirchowiana. Os dois tipos mais importantes são a tuberculóide e a wirchowiana ou lepromatosa. A formatuberculóide é caracterizada por nódulos sob a pele e regiões de anestesia circunscrita, pelas lesões dos nervos periféricos. A forma mais grave é a wirchowiana ou lepromatosa que causa ulcerações e deformidades, com mutilações de mãos, nariz e orelhas.
 Acd, Fabiana, Doutora Sergilene, enfermeiros Carmem e Luiz Cezar.





Um comentário:

  1. Parebéns pela Materia.....Em breve mais novidades sobre as ações educativas que serão abordadas nas Unidades Basicas de Saúde do municipio...

    ResponderExcluir