Entenda a diferença entre Lava x Larva
LAVA (do italiano lava, derivado do latim labes: queda, declive ou penetrante) é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1 250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção. Embora em função da sua composição e temperatura as lavas possam ter uma viscosidade superior a 100 000 vezes a da água, algumas delas, particularmente as máficas, podem ser bastante fluidas, o que em conjunto com as suas propriedades de tixotropia e depseudoplasticidade1 2 permite que as escoadas lávicas criadas pelas erupções efusivas (não explosivas) permaneçam activas3 durante períodos longos e cheguem a percorrer mais de uma dezena de quilómetros antes de solidificar. A lava deriva directamente do magma, o material em fusão que se encontra sob a superfície daTerra, cuja composição reflecte, pelo que ao solidificar, depois de desgaseificar e arrefecer, forma escoadas lávicas constituídas pelas correspondentes rochas ígneasextrusivas.
O termo lava foi pela primeira vez utilizado referindo-se à extrusão de magma pelo médico e naturalista napolitano Francesco Serao (1702–1783) numa nota4 sobre a erupção do Vesúvio que ocorreu entre 14 de Maio e 4 de Junho de 1737.
LARVA - Em biologia chama-se larva a qualquer forma de um animal em desenvolvimento (ou seja, que ainda não atingiu a maturação sexual) que é diferente do estado adulto.
É a lagarta da mariposa Bombix mori. Após o nascimento, esta lagarta pode aumentar em 10.000 ou 11.000 vezes seu peso, comendo unicamente folhas de amoras Norus alba, passando pelas 5 idades (como são chamados os estágios em sericicultura) até se encasular nos bosque (emboscamento), quando finalmente se aproveita a seda e, em alguns casos, a crisálida. A larva pode ter um aspecto semelhante ao adulto (por exemplo, nas baratas), ou ter formas completamente diferentes, como é o caso dos estados larvares das borboletas. No caso de animais como as baratas, a larva é mais corretamente chamada de ninfa; uma ninfa pode ou não ser diferente do adulto (um exemplo de ninfas diferentes encontra-se nos Odonata (libélulas). A principal diferença entre uma ninfa e uma larva, portanto, é que apenas esta última possui pupa. Mas em qualquer caso, para além da larva não possuir capacidade reprodutiva e não ter ainda totalmente formados todos os órgãosque caracterizam a espécie, pode ter órgãos que o adulto não tem.
O processo de transição dum estado larvar para outro ou para o estado adulto chama-semetamorfose.
Os mamíferos, aves e répteis, colectivamente classificados como Amniota por terem à volta do embrião uma membrana chamada âmnion, não apresentam estados larvares, mas apenas um estado juvenil. Quando o ovo eclode, ou seja, quando o indivíduo nasce, tem já todos os órgãos que os adultos possuem, embora possam não estar totalmente formados.
A única estrutura que o juvenil dos Amniota pode possuir e que perde a seguir à eclosão é um "dente" córneo na extremidade da cabeça que o auxilia a quebrar a "casca" do ovo, no caso da sua membrana exterior estar calcificada, como é o caso das aves e alguns répteis.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário