Sejam eles cantores, atores, jogadores de futebol ou ex-BBBs, os famosos costumam pensar que o sucesso em outras áreas é sinônimo de vitória na carreira política. Às vezes essa associação realmente se confirma, mas, passadas as eleições, boa parte das celebridades (ou “subcelebridades”) acaba ficando fora do palanque.
Confira agora 5 famosos que conquistaram os eleitores com seus talentos políticos e 10 que não convenceram o público de que poderiam colaborar com o país.
ELEITOS
1. CELSO RUSSOMANO
O repórter que ganhou fama no jornal Aqui Agora foi o deputado federal mais votado do país. Celso Russomano, que concorria pelo PRB em São Paulo, somou 1.524.361 votos, o que corresponde a 7,26% dos registros válidos (excluindo brancos e nulos).
2. TIRIRICA
O cantor e palhaço Tiririca, que concorria pelo PR em São Paulo, foi o segundo deputado federal mais votado do país, com 1.016.796 eleitores (4,84%). Apesar do número expressivo, Tiririca não foi tão bem como nas eleições de 2010, quando foi o campeão de votos e registrou mais de 1,3 milhão de apoiadores nas urnas. Durante a campanha, ele enfrentou problemas judiciais por fazer uma imitação de Roberto Carlos.
3. Romário
O ex-craque Romário foi o senador mais bem votado da história do Rio de Janeiro. Concorrendo pelo PSB, o tetracampeão fez 63,43% dos votos válidos (4.683.963 votos no total).
4. Jean Wyllys
O campeão do BBB 5, Jean Wyllys, conquistou uma vaga entre os deputados estaduais do Rio de Janeiro pelo PSOL, com 144.770 votos.
5. Sérgio Reis
Na mesma coligação que Celso Russomano, o cantor Sérgio Reis levou vantagem com a votação recorde do companheiro de partido e foi eleito deputado federal em São Paulo com apenas 45.330 votos.
Esquecidos
1. Kid Bengala
O ator pornô prometia entrar na Assembleia Legislativa de São Paulo com tudo, mas acabou ficando de fora com apenas 1.106 votos. Kid Bengala concorreu ao cargo de deputado estadual pelo PTB.
2. Netinho de Paula
O cantor Netinho de Paula (PC do B) fez 82.105 votos, número que o colocaria à frente dos últimos nove deputados federais eleitos em São Paulo caso nosso sistema considerasse os valores absolutos. Contudo, os votos de sua legenda não foram suficientes para que ele conquistasse uma vaga na Câmara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário