27 de fev. de 2015

12 Municipios incluindo Garanhuns e Caetés Adere ao Território da Cadeia Produtiva do Feijão do Agreste Meridional de Pernambuco!

No Agreste Meridional de Pernambuco mais precisamente no Município de São João-PE, está centralizado o Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Feijão.
Onde fazem parte 12 municípios sendo eles: Garanhuns, Caétes, Jupi, Jucati, Lajedo, Calçado, São Bento do Una, Ibirajuba, Jurema, Canhotinho, São João e Angelim.
Este projeto é tocado pela Sociedade Civil Organizada em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, através da SEAF – Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco – ProRural – Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural e Banco Mundial.
Dentro destes municípios existem os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis, onde reúnem as Associações Rurais dos 12 municípios para planejar e tomar decisões, desenvolver os projetos com as parcerias municipal, estadual, federal e privada.
Compõem o Projeto, os CMDRS- Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Sindicatos, IPA e as Secretarias Municipais de Agricultura.
O Território do Feijão é composto pelos os municípios maiores produtores de feijão do estado de Pernambuco, e nesse Território buscam-se a melhoria e a valorização dos agricultores e agricultoras, principalmente em uma das culturas principais que é o feijão, buscando melhorar toda a sua Cadeia Produtiva em especial os Preços e a forma de Comercialização.     
Os agricultores e agricultoras, além de organizados em Associações representadas pelos conselhos municipais possuem também uma Cooperativa, à COOPAF - Cooperativa da Agricultura Familiar, localizada com sua Sede na Cidade de São João-PE, e a mesma serve aos 12 municípios que compõem o projeto, podendo se associar a mesma todos os agricultores e agricultoras desses municípios para comercializarem sua produção.
O GTG - Grupo Territorial de Governança se reúne todos os meses na Sede da COOPAF, e cada um dos municípios são representados pelas pessoas indicadas pelos CMDRS, e outro parceiro do município podendo ser os Sindicatos, Secretárias de Agricultura ou Técnicos dos Escritórios do IPA, nessas reuniões tem direito a voz e voto, duas instituições por município, e assim as reuniões ocorrem sempre nas terceiras quintas feiras de todos os meses para discutir, debater, dar continuidade a projetos, tudo envolvendo a cadeia produtiva do feijão a partir das 09h00.   
No ultimo dia 19/02/2015 na reunião ordinária do GTG o grupo aprovou o modelo de embalagem de Feijão que irá para as gôndolas dos mercadinhos, mercearias e supermercados a partir de setembro/2015.
O GTG busca melhoria na comercialização e no preço do Feijão, afinal os principais centros de comercialização do agreste: São João e Lajedo-PE, não vêm apresentando através dos atravessadores, um preço justo pelo produto produzido no decorrer dos 90 dias de cultivo em baixo do sol e chuva pelos agricultores e agricultoras do agreste.
A iniciativa do projeto é o homem e a mulher do campo vender sua própria marca diretamente aos comércios, papel este executado pelo do atravessador que compra barato do agricultor (a), beneficia, empacota, e revende aos comércios ganhando alto, em um curto prazo o que o agricultor (a) passou três meses do ano para produzir trabalhando no pesado. 
O GTG - Grupo Territorial de Governança é coordenado por Luiz Ricardo dos Santos Souza também presidente do CMDRS/Jupi, e a COOPAF – Cooperativa da Agricultura Familiar é presidida pelo senhor Paulo Motta também conselheiro do CMDRS no município de São João-PE.
Os homens e mulheres do campo pedem que divulguem a sua marca do “FEIJÃO COOPAF” e que os consumidores busquem exigir a marca que fortalece o agricultor (a), nas gôndolas dos comércios, essa é a forma do amigo e amiga da cidade, ajudar o trabalhador e a trabalhadora do espaço rural.
Se o agricultor e agricultora não planta a cidade não se alimenta.
Contatos para maiores informações: coordenacaogtg@yahoo.com.br


87**9825-3119/81292745 

Nenhum comentário:

Postar um comentário