23 de mai. de 2015

Violência Gratuita


                         De onde vem tanta agressividade?

POR RODRIGO SANTOS
           
Pai matando filho, filho matando pai, Bebê deixado na rua para morrer, brigas no trânsito, menina jogando ácido no rosto de outra colega, pessoas morrendo por ser punk ou por escolher uma religião diferente e etc.
          
Artes da Net!
  Vemos em todas as mídias as crueldades cometidas de uma pessoa para com outra, será que essa agressividade é recente? O bullying é um fato contemporâneo? Não, sempre existiu, desde os primórdios há relatos de grandes disputas entre os nômades, e aquele que perdia era considerado um zero a esquerda, já o que vencia era dono de toda comida, e ainda podia escolher a sua parceira, uma forma totalmente brutal, mas que na época aparentava ser comum.
            Atualmente a impressão que me deixa é que todos vivem com raiva, prendendo cada dia a fera feroz que existe dentro de si, parafraseando Rogério de Abreu Todos temos nosso monstro a hibernar nas profundezas do inconsciente”.
Como surgiu tanta maldade no mundo? Criamos nossos próprios Monstros?
            A verdade é que a cada dia está piorando a situação nesse sentido, alguém pisa no pé de alguém em uma festa e é motivo para uma pancadaria sem limites e completamente covarde, não deixando nem tempo para o outro desculpar por ter pisado. O exagero de agressividade sem nenhum motivo plausível, uma vez foi perguntado a um aluno o que ele queria para viver bem no ambiente escolar, e ele respondeu: “Eu só queria que eles me deixassem em Paz”.
            O medo constante, a sensação de insegurança, a desconfiança com praticamente todos ao seu redor, gera um dúvida, em quem devo confiar? É amigo ou inimigo, e se for inimigo tenho que aniquilar ele?


            Gostaria de terminar hoje com um questionamento de um seriado de tv, que foi escrito por um aluno que sofreu bullying e se matou.
Espero que reflitam sobre isso e lembrem-se violência só gera mais violência e gentileza só gera gentileza. 


Essa escuridão tem um nome?
Essa crueldade, esse ódio?
Como ela nos encontrou?
Ela se mete em nossa vida ou nós a procuramos e abraçamos
O que aconteceu conosco?
Que mandamos nossos jovens para o mundo, como mandamos jovens para guerra?
Esperando que voltem a salvo, mas sabendo que alguns deles se perderão no caminho.
Quando perdemos o nosso caminho?
Consumidos pelas sombras, engolidos completamente pela escuridão… Essa escuridão tem um nome? Acaso, é o seu nome?


Lances da Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário