Para muitos de nós, picadas de mosquitos são uma parte inevitável da vida, principalmente se queremos ter o luxo de deixar a nossa janela aberta a noite. Mas há alguma maneira eficaz de minimizar a coceira?
A chave está em como nosso sistema imunológico responde a uma picada de mosquito, em primeiro lugar. Quando você é picado, um mosquito usa seus probóscides tubulares para entregar saliva que está cheia de anticoagulantes em nosso sangue. Como os pesquisadores descobriram em 2012, esses aparelhos bucais são tão pequenos que eles perfuram glóbulos individuais e os chupam.
A primeira vez que você é picado por um mosquito em sua vida, você não vai sentir nada, porque o seu sistema imunológico não teve a oportunidade de desenvolver uma resposta coordenada. Mas uma vez que isso acontece, ele vai saber que deve entregar uma explosão implacável de histaminas para os glóbulos vermelhos, e estes são o que transformam a mordida em uma área vermelha, inchada e que coça muito.
Este é um daqueles casos em que o seu sistema imunológico acaba causando mais mal do que bem, então a melhor solução para combater a coceira relacionada com a histamina é usar anti-histamínicos, como Rebecca Harrington explica:
“Se a coceira é demais para suportar, aplicar um creme anti-histamínico ou gel na área, ou tomar uma pílula anti-histamínica, pode ajudar”.
Essas pílulas podem ainda ser tomadas como uma precaução de antemão para lidar com a inflamação, logo que você percebe que foi mordido ou está sujeito.
Embora os anti-histamínicos sejam o tratamento mais amplamente aceito para picadas de mosquito, houve perguntas sobre o quão eficazes eles são. Em 2012, um estudo publicado na Drug and Therapeutics Bulletin revisou as evidências disponíveis sobre como esse tratamento lidava com a coceira de picadas de insetos, e encontrou “poucas evidências diretas para a eficácia do tratamento”.
Eles acrescentaram que pomadas contendo anti-sépticos, anti-histamínicos, ou agentes de insensibilidade, tais como lidocaína e benzocaína, só ajudavam “às vezes”.
Dito isto, “às vezes” é melhor do que nada, concluíram os pesquisadores, e depois de revisarem todas as opções disponíveis, vieram com esta recomendação:
“Para reações locais ligeiras, a área deve ser limpa e uma compressa fria aplicada. Analgésicos orais podem ser tomados para a dor, e um creme corticosteróide suave pode ser aplicado para reduzir a inflamação e coceira. Grandes reações locais podem ser tratadas com um anti-histamínico oral.
Anti-histamínicos não sedativos são preferidos durante o dia, mas uma anti-histamínico sedativo pode ser usado durante a noite, se o sono for perturbado. Tratamento antibacteriano não é necessário para picadas de insetos simples.
E acima um vídeo de um mosquito procurando uma célula sanguínea. Conheça seu inimigo, eu digo.
Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/este-e-o-melhor-modo-de-acabar-com-a-coceira-de-uma-picada-de-mosquito/#ixzz3lq7rAvOs
Veja mais aqui: http://misteriosdomundo.org/este-e-o-melhor-modo-de-acabar-com-a-coceira-de-uma-picada-de-mosquito/#ixzz3lq7rAvOs
Nenhum comentário:
Postar um comentário