Do Site Mistérios do mundo
Stephen Hawking alertou que a humanidade está em risco de se destruir nos próximos 100 anos, conforme progredimos rapidamente nos domínios da ciência e tecnologia.
Falando à BBC, ele disse que, embora o progresso seja bom, ele cria “novos modos como as coisas podem dar errado.” Ele destacou a guerra nuclear, aquecimento global, e os vírus geneticamente modificados como possíveis causas da nossa desgraça.Esta não é a primeira vez que Hawking alertou que estamos diante de um desastre causado por nós mesmos; em 2014, ele disse que a inteligência artificial pode “significar o fim da raça humana.”
Hawking apontou que ele é em última análise otimista, e acredita que podemos superar os problemas que a humanidade tende a enfrentar nas próximas décadas. Mas se o pior acontecer, uma forma de garantir a sobrevivência da raça humana é ter uma colônia em outro planeta, como Marte.
Isso é improvável que seja uma realidade pelo menos até o século seguinte, no entanto. Sugerindo que um desastre global seja “quase certeza” nos próximos 1.000 a 10 mil anos, Hawking disse que os próximos 100 anos representam os tempos mais perigosos, uma vez que nos tornamos muito mais avançados, mas sem um refúgio seguro fora deste planeta.
“Embora a chance de um desastre para o planeta Terra em um determinado ano possa ser bastante baixa, vai aumentando ao longo do tempo, e torna-se quase uma certeza nos próximos 1.000 ou 10 mil anos”, disse ele. “No entanto, não vamos estabelecer colônias auto-suficientes no espaço nos próximos cem anos, por isso temos que ter muito cuidado neste período.”
No entanto, Hawking disse que é um “momento glorioso para estar vivo”, especificamente para os físicos teóricos como ele, com inúmeras novas descobertas esperando para serem feitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário