Lenda viva do Forró Romântico e certamente um dos melhores artistas que esse ritmo já testemunhou, seja em composições e produção musical como também na assinatura vocal no romantismo. Difícil encontrar um forrozeiro autêntico que não curta o seu trabalho ou não admire sua obra enquanto dominava o forró Limão com Mel.
O tempo passou e o curso natural da carreira de um cantor que se engrandeceu finalmente encontrou lugar na oportuna carreira solo de Batista Lima. Em um mercado extremamente desgastado e altamente competitivo, o músico reinventou a própria história e segue firme em seus lançamentos. Após um CD de estréia diferente do habitual, um DVD ao vivo muito bem concebido e um trabalho promocional, sem contar na tour em conjunto com o irmão Edson Lima, Batista acaba de lançar seu segundo trabalho em carreira solo.
O novo CD parece mais consistente e revelador a respeito de suas pretensões musicais mas não trago notícias boas para os forrozeiros que não curtem outros ritmos. O músico colocou mais uma vez muito ritmo em suas composições românticas e abraça de vez essa sonoridade amorfa que ora pende ao sertanejo e ora se alinha a um vanerão romântico numa batida única mas que se arrasta um pouco em busca de identidade. O bordão “Na pegada do BL” nunca foi tão claro em suas intenções sertanejas e de se adequar ao desejo do mercado atual, é pra atrair gente nova para a base de fãs e convencer os fãs ardorosos a aceitarem de vez que no forró ”agora é tudo novo”, uma pena.
Ao longo de 11 faixas com letras ricas, é triste ver que aquele ritmo romântico típico do Batista Lima (nos tempos que ele era a própria Limão com Mel), foi abandonado por um caminho alternativo ao forró. Na prática, só a quarta faixa “A insônia, eu e a cama vazia”, a sexta ”Vai pode ir” e a faixa bônus ”Só você e nada mais” são forró autêntico, todas as outras são vanerão+sertanejo com pitadas de sanfona, inclusive a esperada ”Não era amor” em parceria com Silvânia Aquino (Gigantes do Brasil) que explora a qualidade vocal de Batista e Silvania em um refrão que fala do fim de um amor e os motivos que levam a acabar. O foco da divulgação deve ficar em cima do dueto com Silvania Aquino e a faixa que abre o CD ”Vai dar casamento”, o publico deve abraçar com carinho ambas ou pelo menos uma delas!
O trabalho inteiro é, na verdade, muito bom mas divide opiniões. É uma alegria imensa baixar um CD de um artista querido do público e não ouvir menção a cachaça e paredão e com romantismo predominante, agradando amplamente aos corações, mas o ritmo assertanejado decepciona para quem enxerga em Batista uma salvação para o nosso forró tão deteriorado. Batista Lima (assim como Daniel Diau) é uma espécie de messias e lenda viva do forró romântico e, enquanto poderia andar na contramão do mercado, ele se renova vestindo de vez uma camisa diferente da proposta que o consagrou perante o público e entra de forma abrupta ao mercado agressivo da música popular romântica bem sucedida de gente como Zezé di Camargo, Jorge e Matheus ou Vitor & Leo, uma vez que o forró estilizado da geração a que pertence aparece de forma secundária. Sucesso para o cantor em seu novo nicho e com sua nova pegada, a ”Pegada do BL”, nós ficamos aqui de ouvidos abertos esperando mais forró pelo menos nos shows ao vivo e por que não nos próximos lançamentos?
Nota: :|😐
Pontos altos: repertório romântico, arranjos bem elaborados, backing vocals extremamente afiados, participação de Silvania Aquino, capa do cd e material gráfico
Pontos fracos: predomínio do sertanejo em detrimento do forró estilizado e trabalho com poucas faixas
BAIXE AGORA:
fonte: portalforro.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário