Os cientistas russos do Fundo de Pesquisa Avançada (FPI, na sigla em Inglês) estão desenvolvendo um projeto que permitirá que os seres humanos respirem debaixo d’água, a fim de realizar as tarefas de busca e salvamento nas profundezas, relata o jornal “Rossiyskaya Gazeta”.
Até agora, os pesquisadores realizaram experimentos em cães com resultados muito encorajadores. De acordo com um relato do jornalista Igor Cherniak, que testemunhou um dos testes realizados no laboratório da FPI, com sede em Moscou, um dos animais participantes do experimento foi submerso na água e conseguiu permanecer lá por cerca de 15 minutos.
Como o próprio Cherniak explica, um tal resultado foi possível graças à utilização de um líquido para preencher as vias respiratórias que fornecem oxigênio ao corpo, permitindo que os pulmões funcionem sob altas pressões do fundo do mar.
O desenvolvimento desta técnica de respiração debaixo d’água é baseada em estudos dos anos 80 na União Soviética que consistiam no fornecimento de uma mistura especial de gases aos pulmões que permitia o chamado mergulho ‘Aquanauts’ a profundidades de entre 300 e 500 metros.
fonte: http://climatologiageografica.com.br/sim-e-possivel-respirar-debaixo-dagua/
Nenhum comentário:
Postar um comentário