Os cientistas sequenciaram os genomas de três doenças fúngicas que atualmente ameaçam as culturas de banana, e encontraram algo perturbador – os fungos evoluíram ao ponto de eles acabarem com as plantações de banana em dentro de 5 à 10 anos.
Mas existe uma boa notícia: agora sabemos a sequência genética destes fungos, e por isso temos uma boa chance de sermos capazes de salvar a nossa fruta favorita. “Na realidade, a indústria mundial de bananas poderia ser dizimada em apenas cinco ou 10 anos por doenças fúngicas de rápido avanço”, disseram os autores do estudo da Universidade da Califórnia.
Essa notícia veio depois da descoberta que um outro tipo de fungo não estudado nesta pesquisa, tinha violado os esforços de quarentena e se espalhou por todo o sul da Ásia, África, Oriente Médio e Austrália – representando uma séria ameaça às culturas de bananas.
Mas nesta pesquisa, a equipe estudou uma doença chamada Sigatoka, que é causada por três tipos de fungos, e já reduz os rendimentos de banana em 40% a cada ano. Eles descobriram que a doença tinha realmente capacidade de se tornar algo mais perigoso, já que ela atinge principalmente o sistema imunológico da banana e seu metabolismo.
A melhor solução para resolver esse problema seria desenvolver uma nova cultiva de banana. Mas isso requer um monte de tempo e dinheiro. Por esse motivo, os cientistas podem ser capazes de usar os novos resultados de sequenciamento genético para modificar as bananas para serem resistentes as doenças. [ScienceAlert]
Veja mais aqui http://climatologiageografica.com.br/doenca-fungica-pode-acabar-com-as-bananas-em-apenas-5-anos/#ixzz4IDyk0pC8
Nenhum comentário:
Postar um comentário