24 de dez. de 2016

VEJA O BELÍSSIMO TRABALHO DA SECRETÁRIA DA MULHER DE CAETÉS SOBRE COORDENAÇÃO DE CÍNTIA COSTA


A autonomia econômica das mulheres constitui no fator de suma importância na busca da igualdade entre mulheres e homens, sejam elas das cidades ou da zona rural. A autonomia econômica das mulheres é a condição que elas têm de prover o seu próprio sustento, decidindo por elas mesmas a melhor forma de fazê-lo. Isso envolve também as pessoas que delas dependem. Assim, ela é mais do que autonomia financeira, uma vez que inclui uma perspectiva de vida de longo prazo, com acesso a previdência social e a serviços públicos. Para isso, a Diretoria da Mulher na cidade de Caetés sobre Coordenação de Cíntia Costa (esposa de Ademir Contador) vem desenvolvimento políticas públicas voltadas para a inserção e a permanência das mulheres no mundo do trabalho e a ampliação dos seus direitos sociais.

As mulheres já conquistaram muito nessa área, mas ainda há importantes desafios pela frente, como a obtenção de igualdade salarial. É preciso avançar mais na legislação e alterar as relações de trabalho entre mulheres e homens. A dupla jornada de trabalho das mulheres é uma das principais responsáveis pelas condições desiguais entre mulheres e homens no mundo do trabalho. A lei que amplia os direitos das trabalhadoras domésticas (PEC das Domésticas), as proposições sobre licenças maternidade e paternidade, a agenda do trabalho decente e a ampliação da oferta de vagas em creches são algumas das medidas que reforçam a autonomia econômica das mulheres e promovem a igualdade no mundo do trabalho.
Vendo isto, o Blog do Faguinho procurou a Coordenadora Cíntia Costa que estar fazendo mais um que um belíssimo trabalho e sim reconhecido por todos os eventos de auto ajuda as mulheres carentes do município e fizemos 5 perguntas sobre o que é a Secretária da Mulher e as suas importâncias.
1- Qual o principal objetivo da diretoria da Mulher em Caetés e em todo o Brasil?        
OBJETIVOS DA COORDENADORIA DA MULHER: Informar a mulher os seus direitos; Oferecer atendimento jurídico, psicológico e social; Articular a rede para as medidas protetivas de urgência, providenciar abrigamento quando for o caso, fornecer subsídios ao Juiz, Ministério Público e Defensoria Pública                        
2- Sabemos que todas as mulheres buscam os direitos de igualdade e busca de melhorias com o principal objetivo, como você enxerga os direitos das mulheres nos dias atuais?  
Desde que temos conhecimento da historia a mulher sempre esteve muito inferior ao homem, através de muita luta a mulher vem conquistando seu espaço dentro da sociedade, como por exemplo, a chegada da mulher a cargos importantes, a equiparação salarial em relação ao homem e até mesmo a mudança na Constituição Federal – que atualmente prevê igualdade entre homens e mulheres e a Lei Maria da Penha. Apesar disso, a desigualdade ainda é grande, o que torna longo o caminho a percorrer.                        
3- Como funciona a Diretoria da Mulher em Caetés?        
Com o total apoio do nosso prefeito Armando Duarte, com a parceria da secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco, e o apoio das secretarias do município, a coordenadoria da Mulher vem desenvolvendo um trabalho voltado à informação dos diretos das mulheres através de palestras, rodas de conversa promovidas principalmente nas escolas e associações do município.                        
 4- Sabemos que recentemente você fez uma viajem para uma grande convenção dos direitos das mulheres na cidade do Recife, quais os benefícios e melhorias que você trouxe para a cidade de Caetés?     
Foi um evento muito importante onde foi realizada a conferencia municipal com a participação das mulheres do município e várias propostas elaboradas  foram encaminhadas à conferencia Nacional.                        
5. Quais as principais atividades realizadas através da Coordenadoria e os benefícios que ela traz para as mulheres Caeteenses?        
Palestras em escolas e associações;
Orientações sobre a Lei Maria da Penha na sede da Coordenadoria;
Divulgação da Lei Maria da Penha através panfletos e cartazes;
Acompanhamento junto à delegacia em caso de violência/agressão;
Articulação junto à rede de enfrentamento à violência da Secretaria da Mulher do Estado;
Atividades relacionadas à saúde e autoestima da Mulher;
Eventos comemorativos, dia da mulher, dia das mães entre outras datas comemorativas.
Através dessas ações as mulheres tornam-se mais capacitadas ao enfrentamento à violência e às desigualdades.
ALGUMAS IMAGENS DAS AÇÕES SOCIAIS DA SECRETARIA DA MULHER DE CAETÉS:













Nenhum comentário:

Postar um comentário