27 de mar. de 2017

Como receber o Conversor Digital do Bolsa Família

O governo federal anunciou que, a partir de 2016, os 14 milhões de beneficiários do Bolsa Família passarão a receber um conversor digital para receber sinal de TV. A medida faz parte do plano de mudança da transmissão analógica para a digital.

Como funciona


As famílias receberão um kit contendo o conversor digital, um controle remoto e uma antena externa. A instalação deve ser feita por conta do beneficiário. Quando o equipamento estiver em funcionamento, será possível assistir aos mesmos canais que você tem na sua TV atualmente, porém, com uma melhor qualidade de imagem e som.

Aplicativo

Uma das grandes novidades relacionadas ao conversor digital é a possibilidade de assistir produções nacionais a qualquer momento. Graças a uma parceria com o Ministério da Cultura, o aparelho é equipado com o aplicativo “Quero Ver Cultura”.
Esta plataforma   similar ao Netflix vai disponibilizar filmes, documentários, curtas-metragens e outros programas audiovisuais.
A grande vantagem, contudo, é que não será necessário possuir conexão com a internet para acessar o conteúdo. A programação será transmitida através do sinal da própria antena.
Será possível armazenar de cinco a dez produções no conversor por semana, de acordo com a preferência da sua família. O acervo do “Quero ver Cultura” deve oferecer aproximadamente 25 mil produções para o aplicativo.

Facilidades

Além do aplicativo de filmes, com o conversor digital do Bolsa Família você também poderá consultar uma série de serviços diretamente da tela da TV. Veja o que você poderá fazer:
  • Consultar o extrato do Bolsa Família
  • Consultar informativos públicos
  • Consultar vagas de empregos
  • Consultar serviços bancários
  • Consultar o sistema de marcação de consultas
  • Consultar serviços públicos federais, estaduais e municipais

Entrega

O cronograma de entrega do conversor digital foi iniciado em fevereiro no município de Rio Verde, localizado no Estado de Goiás. Em outubro, a distribuição será feita em Brasília e nas cidades da região. Para 2017, a chegada do aparelho já está programada nas seguintes cidades:
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Belo Horizonte
  • Vitória
  • Goiânia
  • Salvador
  • Recife
  • Fortaleza
  • Outras cidades do Estado de São Paulo e do nordeste
Já em 2018, o equipamento estará disponível para os moradores das capitais e cidades maiores das regiões:
  • Sul
  • Centro-Oeste
  • Norte
  • Todo o interior de São Paulo e Rio de Janeiro

Como receber o Conversor Digital do Bolsa Família

O kit para a TV digital será entregue em um local definido pela administração do Bolsa Família no seu município. Você pode fazer o agendamento para retirar seu conversor através do site “Você na TV Digital”, ou fazendo uma ligação gratuita para 147. Veja como proceder:
1. Acesse o endereço vocenatvdigital.com.br;
bolsa-familia-conversor-digital-site
2. Na página, você deve clicar em “Alterar” para informar sua cidade;
3. Agora informe a cidade onde você mora e clique em “Entrar”;
bolsa-familia-conversor-cidade
4. Depois disso, o site vai retornar automaticamente para a página inicial. Localize a seção “Programa de Distribuição de Kits” e clique no botão “Agende já a retirada do seu kit gratuito”.
5. Na próxima etapa, você deve digitar o seu NIS e clicar em “Buscar”. Caso o site não reconheça o NIS, informe o seu CPF. Digite apenas os números, sem pontos ou hifens.
6. Em seguida, você verá a seguinte mensagem: “Você não possui um celular cadastrado. Informe um número para receber um SMS com a data, hora e local de retirada”. Você deve clicar em “Quero cadastrar meu celular”.
7. Informe o número do seu celular com o DDD e clique no botão “Clique para enviar um código para seu celular”. Depois disso, você vai receber um código por SMS para inserir no site e prosseguir com o agendamento.
8. Para escolher o local de retirada mais próximo, você deve informar o CEP da sua residência. Se preferir, você também pode pesquisar um ponto de retirada manualmente.
9. Logo em seguida, o site vai exibir uma lista com todos os pontos de retirada possíveis. Escolha o seu preferido e clique em “Continuar Agendamento”.
10. Para finalizar, escolha uma data e um horário e clique em “Confirmar Agendamento”. Agora é só aguardar o dia para retirar o conversor digital do Bolsa Família no local que você escolheu.

Como agendar sem celular

Também é possível agendar a retirada do kit se você não tiver celular. Veja como fazer:
1. Após informar o seu NIS, clique no botão “Não possuo celular”.
2. Na página seguinte, você deve selecionar uma resposta para a pergunta “Como você ficou sabendo sobre o agendamento para a retirada do kit conversor?”. Escolha uma das opções e clique em “Continuar Agendamento”.
3. No próximo passo, você deve escolher um ponto de retirada e clicar em “Continuar agendamento”.
4. Para finalizar, escolha uma data e um horário para retirar o kit e clique em “Confirmar agendamento”. Depois disso, você só precisa aguardar o dia para pegar o seu conversor digital.

Agendamento indisponível na sua cidade

Você só consegue saber se o agendamento está disponível para a sua cidade após informar o NIS. Caso não esteja, você deve informar seus dados para receber informações sobre a retirada do kit futuramente.
Lembrete: apenas o Responsável Familiar ou um componente da família com o documento de identidade poderá retirar o kit. Não será possível receber o equipamento se o responsável não estiver com o NIS.
Você acabou de conferir informações sobre o conversor digital do Bolsa Família. Se elas foram úteis para você, compartilhe com seus amigos no Facebook ou clique no botão “Curtir”. E caso você tenha alguma dúvida, escreva a sua pergunta na seção de comentários.
 15K
 53
 

Programa Bolsa da Família
O Programa Bolsa da Família é um site não-oficial e não possui qualquer vínculo com o governo federal. O objetivo da página é de informar e esclarecer as dúvidas dos leitores sobre o Bolsa Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário