
Por Junior Almeida
Faleceu na manhã desta terça-feira (16)José Valtaso de Macedo, de 77 anos. Valter (foto) tinha passado mal em sua residência em Capoeiras no dia 14 de setembro sendo socorrido até o Hospital Monte Sinai, em Garanhuns, onde foi identificado que ele tinha infartado. Com o agravamento do quadro, o ex-prefeito de Capoeiras foi removido à Olinda, para o Hospital São Salvador, onde ficou internado. Na unidade de saúde Valter foi submetido a dois cateterismos que desobstruiu algumas artérias, mas segundo seu filho, Valtinho, o quadro do ex-prefeito de Capoeiras piorou desde quinta-feira (11) e hoje ele veio a falecer.
Valter Elias, como era conhecido, nasceu em 1º de agosto de 1941, era filho de Júlio Elias de Macedo e de Maria Soares de Macedo, a Lilia. Entrou na política em 1976, quando apoiado por Zezinho Borrego, ganhou a eleição de Álvaro Tenório, o Alvinho, sendo prefeito de Capoeiras de 1977 até 1982. Valter fez um bom governo, e prova do reconhecimento dos capoeirenses, é que elegeu seu sucessor, Manoel Reino da Silva, pai da atual prefeita de Capoeiras, Neide Reino. Em 1988 Valter Elias tentou voltar à prefeitura como candidato da situação, porém, sem êxito. Foi derrotado pelo jovem veterinário Antônio Carlos Vieira, que viria a ficar conhecido por Carlos Batata.
Durante o seu mandato, Valter deixou a sua marca conseguindo obras importantes para o município. Além de várias escolas construídas na zona rural, foi o então prefeito que também lutou junto ao governador da época, Marco Maciel, para que fosse feita a pavimentação da BR 424, que liga Garanhuns a Arcoverde, e que o asfalto também chegasse também à Capoeiras, no trecho da PE 193 que liga a cidade até a Vila Araçá, em Caetés. Valter também conseguiu junto ao Estado os primeiros telefones da cidade, além da obra mais importante de todas, que foi a construção do açude que passou a abastecer com água encanada toda zona urbana.
Valter foi casado com Maria Zélia de Macedo com quem teve três filhos: Valtinho, Viviane e Valdizélia. Após enviuvar contraiu núpcias com Maria José, a Zezinha de Pedro Cândido, com que viveu até os dias atuais. Além da viúva e filhos, Valter deixa quatro netos.
O enterro do ex-prefeito será amanhã com horário e local ainda a ser definido pela família. Nós que fazemos o Blog de Roberto Almeida nos solidarizamos com toda família nesse momento de dor.
DO BLOG DO ROBERTO ALMEIDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário