Um outro dano do coronavírus ao mundo: o sono
Estas últimas semanas, foram caracterizadas por deixar de lado nossa rotina e onde a superexposição a informações e notícias causou estresse, ansiedade e depressão. Esta não é a única coisa que pandemia parece ter afetado, já que pessoas em todo o mundo relataram sofrer de falta de apetite e dificuldade para dormir.
Para o Dr. Alejandro Jiménez Genchi, presidente da Academia Mexicana de Medicina do Sono, existem razões pelas quais não conseguimos dormir, que, embora associados ao distanciamento social, também estão causando mudanças.
O médico comentou isso porque nossa rotina sofreu alterações e nossa atividade é menor "Não saímos, não exercitamos, não nos movemos e andamos pouco, o que produz menos impulso de cansaço na hora de dormir". Analisa o Dr. Jiménez.
Além disso, a dificuldade de é gerada de acordo com a teoria do hiperelaxamento: "A ameaça representada pelo vírus faz com que tendamos a estar alertas e mais despertos, isso produz uma ativação cognitiva desenvolvida no pensamento e emoções, gerando ansiedade e medo ”.
O médico explica que, ao não ser forçado a acordar cedo para ir trabalhar ou estudar, passamos pelo período de sono. Adolescentes e adultos jovens são o setor que sofre dessa variante conhecida como "síndrome da fase atrasada".
Se essas condições durarem mais de três meses, elas já podem ser consideradas um distúrbio de insônia crônica. Em menor grau, está presente na população em geral como um distúrbio transitório ou agudo.
"Sabemos que 1 em cada 4 pessoas que têm insônia aguda se tornará uma condição crônica", diz o médico.
Para recuperar o sono, o médico recomenda horários específicos, tão próximos do que tínhamos antes da quarentena, sempre tentando cobrir 7 a 8 horas de descanso, evite dormir durante o dia, se for necessário tirar uma soneca que seja inferior a 20 minutos.
"Evite mergulhar no estilo de vida sedentário para promover um bom humor e facilidade de sono", conclui.
Certamente você conhece alguém que não consegue dormir bem, compartilhe esta nota para que todos saibam que não estão sozinhos em sua insônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário