19 de set. de 2023

VOU CONTAR A SUA HISTÓRIA PARTE 1 - SEBASTIÃO VIEGAS - UMA CARREIRA DE SUCESSO DO VERDADEIRO ARTISTA DE CAETÉS

 

Eu me chamo Sebastião Viegas do Santos, estou com 69 anos, nasci na cidade de Caetés – PE, vou pedir licença para contar minha história, iniciei minha carreira com 14 anos, tinha como inspiração meu pai que tocava cavaquinho e cantava musicas de forró e carnaval, onde o mesmo tinha um bloco carnavalesco no município de Garanhuns, tive inicio e aprendizado no cavaquinho, onde os acompanhava tocando os ritmos do sucesso da época, só que eu queria mais e aprendi com o meu irmão Nô Viega a tocar violão aos meus 20 anos, como gostava de canções que nos alegra até os dias atuais, esse foi um dos meus maiores intuitos de tocar e vivenciar as serestas da igreja e de algumas personalidades do município, sendo que a principal era a natalina que era cantada por Valderedo, Dolores, Luzanira (em memória) Joselita (em memória), Jorge Noronha e entre outros grandes cidadãos Caeteenses, e no ano de 1974 eu conseguir deixar meu violão de lado e comprei uma guitarra, minha ambição de aprender ainda mais a tocar vários instrumentos, e com isso tivemos o projeto de começar a banda Ideal Som que era composta por: Dilsinho de Abilio Guarda e Chinês cantando um pequeno repertório, e nos instrumentos tinha eu tocando guitarra, meu saudoso irmão Bida tocando bateria e Lula tocava um violão de 4 cordas (imitando o som do contra baixo), sendo que em 1976 a banda foi se profissionalizando e fomos convidados pela professora Aercia Wanderley no São João no Mercado de Cereais, local que é a Câmara de Vereadores hoje, sendo que os vocalistas mudaram e tivemos a honra de Zé Venâncio, Nô Viegas e Lili a primeira voz feminina da banda, tocando e cantando os sucessos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês entre outros grandes nomes da música nordestina, tocamos até o amanhecer, o sucesso foi tão grande que em Agosto deste mesmo ano, fomos tocar nas Festividades do Padroeiro São Caetano, onde tivemos nosso primeiro cachê, assim ficando muito mais conhecidos na cidade e também nas cidades vizinhas, ai sempre me reinventando fazia algumas festas com uma caixa acústica, e ganhei alguns incentivos para ir conhecer o estado de São Paulo, para comprar instrumentos para profissionalizar a Banda Ideal Som, nisto trouxemos uma bateria profissional, um contrabaixo, pedestal e microfone e outros adereços, e sem esquecer que no dia de natal de 1976, fizemos o maior show da época, tocamos no salão que hoje fica situada a Prefeitura Municipal, onde os lucros foram tão grandes que conseguimos liquidar as dívidas e sobrar incentivos para investir ainda mais a nossa banda.




O sucesso não parava, tivemos o primeiro convite para tocar num circo na cidade de Capoeiras, onde nossa apresentação marcou história, sendo que depois fomos tocar no distrito de São Pedro, que tivemos a casa cheia para nos prestigiar nesta noite, daí o crescimento foi constante, que tivemos mais dois vocalistas Chico primo de Deca e Valderedo, Lú de Aristides e o Saudoso Herminio Sampaio (Sampainho) sendo a principal formação até meados dos anos 80, sem esquecer que no fim do ano de 79 conseguir comprar meu tão sonhado órgão, mais conhecido por teclado, ai o músico  Abelardo chegou para assumir o lugar de Lula Viega, que passava por um momento difícil, onde os dois conciliavam o contrabaixo para não deixar  a banda sem o principal instrumento.



Já no ano de 1982, chegou o grande Beto Bom para compor a banda, o sucesso era tão grande, que tocávamos em várias cidades, sempre super lotando os lugares e centros de eventos que ali tocávamos, já no ano de 1986 tivemos a presença marcante de Zé de Zil, (Abelha) que acrescentou ainda mais, não podemos esquecer que fizemos parte da inauguração do Clube Municipal de Eventos, inaugurado pelo saudoso Prefeito Rafael Brasil Pereira, onde Caetés em peso foram prestigiar o nosso show, com uma roupagem nova, ai neste ano tivemos duas saída para a Banda Bagagem, que foi a de Zé e Beto, sendo que a banda continuava com outros músicos, com isso chegou para acrescentar Cicero Gato (da cidade de Capoeiras) Cosquinha (da cidade de Canhotinho) Léo, e Vacelon, sem esquecer de Juruna e Simone Santos, uma formação histórica que ficou até o ano de 1989, ai no ano seguinte, vendi5 o órgão para comprar o teclado profissional e uma mesa de som avançada, sendo que o nosso dinheiro que tínhamos arrecadado durante esses mais de 20 anos de carreira, depositei o dinheiro no Banco do Brasil daqui da cidade, e tivemos o famoso golpe do Presidente Collor, que prendeu nosso dinheiro por completo, ai foi o fim da banda Ideal Som, só que a banda acabou, mais a carreira continua até os dias de hoje, com serestas e cânticos na Matriz de São Caetano, em companhia da minha esposa Nega, que também continua cantando e fazendo parte da locução da rádio local, e Elaine, Geneci e sua esposa Cida que fazemos o nosso coral religioso, e o coral da igreja, sem esquecer que gravei 01 cd, e também fiz parte dinterpretação musical do Hino de nossa querida e amada Caetés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário