18 de mar. de 2014

Buraco negro de nossa galáxia devorou uma gigantesca nuvem de gás

A notícia cósmica mais importante da semana. Cientistas conseguiram revelar o momento em que o  no centro de nossa galáxia devorava uma gigantesca nuvem de gás. Com ajuda de diversos telescópios, eles visualizaram o evento, que teve um vídeo revelado pela revista Wired.
Com essa observação poderá ser possível compreender um dos eventos mais intrigantes até hoje da ciência – o que pode até sobrepujar nosso entendimento das leis da física. Até hoje, os cientistas sabem pouco sobre o buraco negro que vive bem no centro da galáxia em que vivemos.
Astrônomos usaram diferentes telescópios para capturar a informação. No entanto, o que foi captado ainda renderá muitos estudos para gerar um parecer completo. “Parece aquele momento antes de um pênalti no futebol”, disse o astrofísico Stefan Gillessen, do , na Alemanha, em entrevista à revista Wired.
A nuvem tem três vezes o tamanho da Terra, mas é ínfima em comparação ao tamanho do buraco negro. A nuvem vem sendo observada por anos. Em 2004, ela era um objeto circular. Transformou-se em um corpo fino e alongado em 2012 e nos últimos meses estava se movendo mais rápido, de 1000 km/s para 2500 km/s. [Via Wired]

Nenhum comentário:

Postar um comentário