25 de mar. de 2015

OS PRIMEIROS SINAIS DA SECA NAS CIDADES DE CAETÉS E CAPOEIRAS – PE

Gurjão Barragem que abastece as Cidades de Caetés e Capoeiras seca
Pois é o inevitável esta acontecendo novamente, a Seca volta a prejudicar milhares de Caeteenses e Capoeirenses, a Barragem que abastece ambas as cidades secou, com isso chegam os problemas, moradores voltam ao passado e a época de latas d’água na cabeça voltou, a falta de chuva prejudica a todos, e nenhuma solução é tomada, e mais uma vez o povo em si, volta a encher as ruas das cidades com caixas e tambores de água, para que os mesmo possam ter suas higiene pessoais e físicas, pois bem quem tem um dinheirinho a mais compra um caminhão de água, e quem não tem? Tem  que aguentar as consequências vivencias e duras do dia a dia carregando água num sol de 38 graus, que  há mais de 30 anos poderia  se precavido com tamanha seca, a barragem do Gurjão, que há muito tempo abastece as cidades, hoje se encontra seca, mais isso poderia ser evitado, jamais devemos colocar a culpa apenas nos políticos e sim nos moradores em geral, por não economizar e não fazer nada, ninguém planeja o futuro (erro gravíssimo do brasileiro), que sempre deixa as coisas para última hora, aqui em Caetés em plena ameaça de seca vi várias pessoas sem noção lavando calçadas com mangueiras, desperdiçando água deixando caixas esborrotarem e derramar até quase duas vezes mais do que o próprio recipiente que recebia água,  e muitos outros erros que vimos e não podemos fazer nada, ai depois todos nós temos que arcar com as consequências, com isso levantamos algumas sugestões:

Solucões

O que poderíamos fazer pra não sofrermos tanto com a falta de água nas cidades de Caetés e Capoeiras?
·   
    A compesa poderia abastecer cada casa da cidade com uma caixa de 1000 litros d’água duas vezes por semana, fato que acontece a mais de 2 anos na cidade de Jurema, já que esse negocio de carregar água com uma lata dágua ta fora de princípios.
·      
As Autoridades do município, Prefeito, Vice, Vereadores e demais, poderiam aplicar uma multa a quem desperdiçar água.
·     
  A População tem que se reunir pelo menos duas vezes mensais para gerar soluções de melhorias e conforto, para que volte  a ter água nas torneiras de cada residência.
·      
E por fim orar muito a Deus para que a chuva venha tirar essa angustia que vivemos desde a geração dos municípios de Caetés e Capoeiras

·       
E você leitor ajude-nos a gerar mais ideias de auto-melhoria, para que a seca seja apenas assuntos do passado e que um dia possamos lembrar-nos dela em trechos musicais do grande mestre Luiz Gonzaga, aguardamos sugestões.


Um comentário:

  1. O problema é dos politicos sim que lucram alto com a industria da seca, mais uma forma de roubarem, Caetés tem uma area onde pode ser construida uma enorme barragem que poderia abastecer várias cidades mas por que não constroi? Algum motivo tem por trás disso. Por que não se constroi uma adutora de Garanhuns para essas cidades? Algum motivo tem por trás disso. Garanhuns está com suas represas todas cheias enquanto Caetés e Capoeiras ''colapso'', se tem dinheiro para fazer festas com Garota Safada e outras mais por que não se planeja melhor para não faltar agua para a população. Aliás, eu conheço o cunhado do prefeito e ele tem 3 caminhões pipa, será que interessa a eles acabar com industria da seca? A população também tem culpa pelo desperdicio, mas a própria compesa desperdiça muito com seus canos quebrados, e os politicos não querem resolver o problema.Fica o desabafo. Mês que vem o governador estará em Garanhuns, será que a população estará lá reivindicando seu direito de acesso a agua? Os ricos tem dinheiro para comprar um caminhão dágua e os pobres têm?

    ResponderExcluir