21 de abr. de 2015

Preconceito contemporâneo


Preconceito indica um percurso inicial para tentar entender essa atitude humana. Pré-conceito é algo antecessor ao conceito? Preconceito visto por filósofos é um comportamento ou ideia preconcebida de não aceitação de tudo aquilo que “foge” aos padrões sociais de um determinado grupo. Resumindo, é algo que é ignorância por parte de quem pratica, por ser intolerante o preconceito gera automaticamente a exclusão e a negação do outro. Para o intelectual italiano Norberto Bobbio, a raiz do preconceito encontra-se nas opiniões falsas, acolhidas passivamente pela tradição, pelo costume ou por uma autoridade, na opinião que se sustenta com argumentos.

Negro definido como uma raça entre tantas outras, mas NEGÂO é tido como uma palavra ofensiva, na qual necessita mudanças ideológicas, hoje o correto é afrodescendente.

 

            Há coisas que surgiram de forma a ampliar preceito negativo sobre a respectiva raça, veja abaixo:

 

  • Qual a cor do luto ? Preto (associado a algo ruim)
  • Quando algo vai ruim dizemos que a coisa tá Preta.
  • Gato preto dá azar
  • Pessoa tem medo do escuro, cor das trevas e etc.
  • BOI, BOI, BOI, BOI DA CARA PRETA, PEGA ESSE MENINO QUE TEM MEDO DE CARETA
  • Fulano tem um passado negro
  • Lista negra
  • Mercado Negro
     
                E apesar dos exemplos insignificantes, não deixa de ter uma correlação mesmo que distante com a cor preta, principalmente para os leigos, o que causa certa desconfiança por parte de quem entende errado e não sabe separar cor de caráter. Não é de hoje que existe problema relativo à raça. Religião, sexo, gosto musical e até o modo de como se vestir, aparentemente como se isto determinasse quem realmente a pessoa é, a verdade é que vivemos em uma sociedade excessivamente preconceituosa e julgadora, mas na particularidade do racismo da cor negra, que é crime e está contido no artigo 5° da nossa constituição federal.
                Curiosamente um dos países mais racistas do mundo (EUA) e lá o presidente Obama é negro, apesar de ter vários problemas entre brancos e negros, o exemplo mais recente é uma onda de violência policial (branco) atirando nos negros.
                E no Brasil existe tal problema? Sim de ambas as partes tanto o preconceito do branco com o negro, como do negro para com o seu semelhante, uma demonstração irrisória foi no programa Big Brother Brasil, que ocorreu de um participante da raça negra afirmou que todo “Nego” é mão leve, ou seja, bandido.
    Nelson Mandela questionou o seguinte argumento:
    “Nascemos preconceituosos ou o preconceito é ensinado? Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser ocultada, jamais extinta”.
    Uma questão bem polêmica é sobre as cotas nas universidades, fato que é considerado por muitos da classe como um insulto, como se o negro não fosse capaz de se igualar aos outros jovens para competir no mesmo nível educacional, e ainda pra completar veio Joaquim Barbosa endossar a relevância de não ter cotas, pois ele foi jovem negro e estudou em escola pública.
     
    E para finalizar gostaria de saber sua opinião, Deve ou não existir cotas para negro nas universidades? Deixe seu recado nos comentários.
    Obrigado e até a Próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário