27 de mar. de 2015

MORRE DONA MARINALVA ESPOSA DE BATISTA DA COMPESA


A MANHÃ DESTA QUINTA FEIRA (26) ACORDOU BASTANTE TRISTE COM A MORTE DE DONA MARINALVA QUITÉRIA, ESPOSA DE BATISTA DA COMPESA, UMA PESSOA BASTANTE CONHECIDA, FILHA DO SAUDOSO ANTONIO AGUSTAVO, A MESMA RESIDE NA RUA LUIZ PEREIRA TÔTA, E SOFRIA DE PROBLEMAS NÃO REVELADOS, CHEGANDO A FALECER, DEIXANDO PARENTES E AMIGOS COM SAUDADE, O ENTERRO SERÁ NA MANHÃ DESTA SEXTA FEIRA NO CEMITÉRIO LOCAL.

A FAMILIA ENLUTADA AGRADECE A TODOS QUE COMPARECEREM A ESTE ATO DE UNIÃO CRISTÃ.



O massacre de Serra Talhada

POR RODRIGO SANTOS


  O ano de 2015 para o município de Serra Talhada-PE não tem sido muito diferente do ano antecessor em relação ao quesito Violência, em 2014, 35 crimes de morte foram notificados, deixando a cidade entre os 700 municípios mais violentos do País, segundo dados do Mapa da Violência 2014. O fato mais recente foi a morte do vereador Cícero Fernandes, e os assassinatos sobre alegação de vingança do mesmo crime. E ainda segundo boato popular estão “MARCADOS” para morrer mais 20 pessoas também em decorrência da morte do vereador.
           
            A população irá às ruas de branco, que é o símbolo da paz para tentar acalmar o clima tenso que a cidade vive atualmente. Serra talhada e região é conhecida por uma velha rivalidade de famílias no qual já gerou diversas mortes, brigas, sequestro e etc, parecendo até um filme de bang-bang no velho oeste.
Diante de tantos fatos históricos e recentes na realidade o que desencadeou tanto agressividade no município? A impunidade? A falta de policiamento? Intrigas de famílias?
           
            Podemos dizer que de tudo um pouco, apesar de serra está indo de encontro com o que o estado, apresenta, uma baixa no número de violência, não é uma problemática local, precisamos investir no principal que é educação, não adianta só modificar leis ou colocar mais policiamento nas ruas, até por que muitos crimes dos registrados no ano passado e no ano vigente aconteceram dentro de casa. Vale salientar o que Paulo Freire destacou “se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda”. E quando falo de educação é uma interação escola/família, sem deixar de mencionar a parte da religião que também é de grande valor sociocultural, seja ela qual for.

 É evidente que com leis mais duras e a polícia atuando de forma mais intensa, poderia amenizar tal problema, mas a curto prazo, pois no Brasil sempre haverá formas de bular as leis, já a educação se trabalhada na forma eficiente resolveria este problema por definitivo,  e podemos pegar como parâmetro Países que investiram em educação há algum tempo atrás e hoje é considerado modelo no quesito segurança, como Islândia, Dinamarca, Áustria, Nova Zelândia, Suíça, Finlândia, todos os Países mencionados investiram fortemente na educação. No caso de Serra Talhada a educação seria imprescindível para ajudar a sanar o problema da violência e evitar futuros casos de crimes que consternam a cidade. E para finalizar gostaria de citar o Francês Jean-Paul Sartre que disse “A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota”. 

26 de mar. de 2015

PREFEITO DE CAETÉS, ARMANDO DUARTE OUVIDO PELO BLOG DO FAGUINHO


O prefeito de Caetés declara  “O momento não é só de pessimismo e lamentações, mas, de planejar e projetar o futuro, com bons projetos e articulações políticas/administrativas em busca das parcerias imprescindíveis para as ações edificadoras para o município”.

Duarte nos informou que além das inúmeras viagens para a Capital Federal, e a apresentação de vários projetos, com destaque para o Projeto em tramitação no Ministério da Integração Nacional, para levar água da barragem do cajueiro em Garanhuns através de adutora até a cidade de Caetés. Assim também, tem feito na esfera estadual, visitado as secretarias estaduais e sempre apresentando projetos. Na segunda (23), o prefeito de Caetés participou do 2° Congresso Pernambucano dos Municípios, e nos informou que já tem um importante projeto para a aplicação das verbas referentes ao terceiro FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal) divulgado no evento pelo governador Paulo Câmara.
Armando também disse que tem mantido no município um verdadeiro canteiro de obras, são construções de quadras poliesportivas, novas escolas, postos de saúde, saneamentos, calçamento de dezenas de ruas e uma das maiores obras do agreste, a construção já em fase final, do novo colégio municipal, com 24 salas, elevador, biblioteca, laboratórios e um grande pátio, além de uma quadra poliesportiva.

O prefeito disse ainda que, Caetés agora tem um governante que além de buscar as parcerias nas esferas Estadual e Federal, também é um gestor presente e é de costume visitar todas as obras em execução, sejam na cidade, povoados ou na zona rural.  

Mas eu... EU NÃO SOU CORRUPTO!


POR LINDY CAMPOS

Saudações à todos os leitores do Blog do Faguinho Athos e do Portal P1 Agreste. Como vocês puderam perceber, a coluna semanal sofreu uma alteração quanto ao dia, mediante alguns acertos realizados e para a melhor conveniência de todos, por este motivo, a partir desta semana não publicarei mais na quarta-feira e sim todas as quintas-feiras.
Pois bem, já fazem algumas semanas que queria trazer esse tema para vocês, porém mediante todos os últimos acontecimentos políticos no cenário brasileiro, não haveria a mínima condição de não debatê-los de antemão. Porém, tal ideia não foge totalmente aos acontecimentos, mas sim é considerado como o pivô, ponto de partida para todo esse cenário encontrado.
Quero trazer à tona para vocês, a discussão sobre o tema CORRUPÇÃO, como já dito grande eixo para as principais questões levantadas nos últimos dias, bem como motivadora de indignação internacional, visto que não se trata de privilégio brasileiro.
Foi quando terça de manhã, liguei a televisão na Rede Globo (coisa que dificilmente faço e emissora que muito pouco assisto), porém tinha como notícia internacional, trazida pela correspondente Ilze Scamparine que o parlamento italiano estava votando uma série de medidas para uma lei anti-corrupção, que teria como finalidade diminuir sua incidência naquele país. Foi quando percebi que a gente fala muito em corrupção a nível de Brasil, mas esquecendo que se trata de um problema mundial.
Segundo o site Wikipédia, corrupção é o ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra. É tirar vantagem do poder atribuído. "Corrupção" vem do latim corruptus, que significa "quebrado em pedaços". O verbo "corromper" significa "tornar-se podre".
"Mas isso já se sabe, uma vez que se faz indignar o quanto os nossos políticos podem ser corruptos e descarados, roubando dinheiro público sem o menor pudor e abusando de todas as vantagens possíveis. É, mas EU particularmente não tenho culpa, o governante "pinta e borda" e eu só levo desacerto, sou uma vítima do sistema! Ahhhh... Se eu estivesse lá, eu roubava também, afinal todo mundo rouba, ninguém é punido, logo eu não seria."
Ouvi esse comentário uma vez à muito tempo e nunca mais esqueci, pois foi a partir dele que comecei a fazer uma análise interior acerca dos problemas do nosso país. E nesse contexto comecei a me perguntar o que seria a corrupção e se as dificuldades que enfrentamos diariamente são culpa somente dos nossos governantes.
Nesse momento me deparei com a famosa expressão "o jeitinho brasileiro", onde pras mais diversas situações haveria uma saída, um jeitinho, aquele "quê" ao qual o brasileiro já está tão acostumado.
Pois é, seguindo a lógica do conceito de corrupção acima descrito, quando diz que obter vantagem em detrimento do prejuízo de outrem, vale se indagar se furar fila, estacionar veículo em vaga de deficiente ou para-lo sobre a faixa de pedestre, não devolver o troco dado a mais, mas quando é dado a menos, fazer escândalo, falar com aquele conhecido para obter uma vantagem, entre tantas outras situações rotineiras e diárias, que são postas e a gente nem liga, afinal "não estou prejudicando ninguém, afinal não matei nem roubei!"
Mas sim... ESTOU SENDO CORRUPTO, estou adquirindo vantagem em prejuízo de outra pessoa. É triste dizer, mas o brasileiro acostumou ser um povo corrupto. E aqui não quero generalizar ou denegrir ninguém, muito pelo contrário, trata-se mais de um alerta, afinal o problema na casa do vizinho é muito mais fácil de resolver, do que os encontrados dentro de casa.
Ou seja, temos que adquirir a consciência de que o nosso sistema político-governamental apenas é um reflexo da sociedade em que vivemos, afinal um deputado, um governador ou presidente  é gente como a gente, que na medida de suas possibilidades também passam pelas mesmas situações que a gente comum passa.
Um voto comprado não se dá apenas pelo pagamento em dinheiro, mas com aquela promessa de um futuro emprego, uma cesta básica ou um saco de cimento e com isso, aquele que se deixa corromper perde a oportunidade de modificar o reflexo sociedade-política. Sair às ruas, protestar e gritar palavras de ordem, mas pular a catraca do metrô pra não pagar a passagem, ou ainda, vandalizar o patrimônio público/privado (não estou falando aqui das chamadas lutas armadas, que tem em si uma outra filosofia, falo de destruir sem motivo).
Também não quero dizer que é errado manifestar-se, muito pelo contrário, trata-se de um direito expresso na Constituição Federal, sem contar que é um lindo ato de cidadania, coisa que muito admiro. Porém, acredito que a situação só mudará no dia em que realmente "a educação de casa, for à praça" e que essa seja limpa e honesta, bem como se manifeste em qualquer um, não somente no momento do voto, mas nas diversas situações.
Se as cabeças das pessoas não mudarem, podem ser criadas milhares de leis anti-corrupção, que a mesma não será solucionada, pode até ser diminuída, mas sempre haverá aquele "jeitinho brasileiro". Acabar com a corrupção é uma questão da consciência de cada um, pois se trata de algo muito mais cultural do que político.
Por isso, é imprescindível a reflexão de cada cidadão, uma vez que toda sociedade é composta por indivíduos que trabalham para o melhor desenvolvimento da mesma.
Com isso, me despeço de vocês com o desejo de que a partir de hoje possamos nos policiar, para assim sermos modelo de sociedade justa e igualitária, onde a corrupção seja apenas um germe podre que contaminou, mas que fora banido de toda uma realidade.
Então até a próxima quinta-feira.
Grande abraço,
Lindy Campos

(26.03.2015)

25 de mar. de 2015

OS PRIMEIROS SINAIS DA SECA NAS CIDADES DE CAETÉS E CAPOEIRAS – PE

Gurjão Barragem que abastece as Cidades de Caetés e Capoeiras seca
Pois é o inevitável esta acontecendo novamente, a Seca volta a prejudicar milhares de Caeteenses e Capoeirenses, a Barragem que abastece ambas as cidades secou, com isso chegam os problemas, moradores voltam ao passado e a época de latas d’água na cabeça voltou, a falta de chuva prejudica a todos, e nenhuma solução é tomada, e mais uma vez o povo em si, volta a encher as ruas das cidades com caixas e tambores de água, para que os mesmo possam ter suas higiene pessoais e físicas, pois bem quem tem um dinheirinho a mais compra um caminhão de água, e quem não tem? Tem  que aguentar as consequências vivencias e duras do dia a dia carregando água num sol de 38 graus, que  há mais de 30 anos poderia  se precavido com tamanha seca, a barragem do Gurjão, que há muito tempo abastece as cidades, hoje se encontra seca, mais isso poderia ser evitado, jamais devemos colocar a culpa apenas nos políticos e sim nos moradores em geral, por não economizar e não fazer nada, ninguém planeja o futuro (erro gravíssimo do brasileiro), que sempre deixa as coisas para última hora, aqui em Caetés em plena ameaça de seca vi várias pessoas sem noção lavando calçadas com mangueiras, desperdiçando água deixando caixas esborrotarem e derramar até quase duas vezes mais do que o próprio recipiente que recebia água,  e muitos outros erros que vimos e não podemos fazer nada, ai depois todos nós temos que arcar com as consequências, com isso levantamos algumas sugestões:

Solucões

O que poderíamos fazer pra não sofrermos tanto com a falta de água nas cidades de Caetés e Capoeiras?
·   
    A compesa poderia abastecer cada casa da cidade com uma caixa de 1000 litros d’água duas vezes por semana, fato que acontece a mais de 2 anos na cidade de Jurema, já que esse negocio de carregar água com uma lata dágua ta fora de princípios.
·      
As Autoridades do município, Prefeito, Vice, Vereadores e demais, poderiam aplicar uma multa a quem desperdiçar água.
·     
  A População tem que se reunir pelo menos duas vezes mensais para gerar soluções de melhorias e conforto, para que volte  a ter água nas torneiras de cada residência.
·      
E por fim orar muito a Deus para que a chuva venha tirar essa angustia que vivemos desde a geração dos municípios de Caetés e Capoeiras

·       
E você leitor ajude-nos a gerar mais ideias de auto-melhoria, para que a seca seja apenas assuntos do passado e que um dia possamos lembrar-nos dela em trechos musicais do grande mestre Luiz Gonzaga, aguardamos sugestões.


MOTORISTAS DE ÁGUAS BELAS E ITAIBA SÃO CASTIGADOS POR BURACOS NA PE-300

Buracos estão espalhados ao longo dos 38 quilômetros da rodovia
BURACOS PE 300 AGRESTEVIOLENTO.COM (2)

A população dos municípios de Águas Belas e Itaiba no Agreste de Pernambuco, vem a tempos sofrendo no deslocamento para ambas as cidades, é que a rodovia que ficou famosa por ser palco da morte de um Promotor de Justiça tornou-se a rodovia do buraco.
BURACOS PE 300 AGRESTEVIOLENTO.COM (3)
O numero de buracos é absurdo e passar por lá é uma verdadeiro calvário, passando pelo local não é difícil ver um condutor com um carro ou moto quebrada, um produtor de eventos que mora em Águas Belas já perdeu as contas de quanto já gastou na suspensão do seu carro.
O governo do estado e as autoridades locais parece fechar os olhos para a situação, resta a quem precisa trafegar pela PE-300, amargar os prejuízos.
DO AGRESTE VIOLENTO

21 de mar. de 2015

Dia 19 de março, ano de chuva ou não?


Dia 19 de março para religião católica é o dia de São José (o protetor da família), uma data comemorada em vários municípios, mas que também é marcada pelo conhecimento popular de que se chover no dia do padroeiro é um sinal que o ano vigente será bom de chuva, caso não precipite na respectiva data o contrário aconteceria, assim sendo, mais um ano sem chuva.        Apesar de não ser uma tese concreta e nem comprovada cientificamente, existe uma certa relevância e diversas coincidências que deveriam ser observadas mais de perto, pois em alguns anos o conhecimento empírico se tornou realidade e se confirmou o esperado ou seja chuva no dia de São José bom ano para agricultura.
            Mas o dia de 19 de março não é o único provérbio popular com relação ao clima que merece uma atenção especial, há inúmeros e desconhecidos métodos para se “prever” os aspectos meteorológicos tão eficientes quanto o dia da chuva (19/03). E alguns chegam a ser engraçados é o caso de um agricultor no interior do Ceará Chamado Epifânio que acredita que desvendando os seus sonhos pode afirmar se vai ser um bom ano chuvoso, todo esse material foi tema de documentários, entrevistas e até tese de mestrado. Dentre outras formas de tentar antever os fenômenos climáticos, algumas citadas adiante pelos Profetas (como são chamados pessoas comuns com alguma habilidade de prever o clima) são bem relevantes já outras...

·Dor no calo do pé significa que vai chover.
·Cajueiro florando em janeiro, segurando maturi novo, seria sinal de inverno tarde.
·João-de-barro: Constrói sua casa conhecida como forno de acordo com a direção dos ventos e chuva.
·Através do canto dos passarinhos, principalmente os rouxinóis.
·Comportamento dos insetos como por exemplo as formigas.
·Posição das Estrelas.
·Conchas de moluscos

            Mesmo algum destes métodos parecendo irrisório tem a sua parcela de contribuição para a produção agrícola local e regional, na verdade a própria ciência meteorológica não é uma verdade absoluta, por isso que se chama PREVISÂO DO TEMPO, pois não se pode afirmar com 100% de certeza os seus prognósticos e consequentemente evitar desastres naturais.

            Independente do mito do dia 19 ser verdadeiro ou não, esperamos que esse ano seja bem diferente dos últimos, principalmente na região chamada polígono das secas onde a chuva está cada vez mais escassa e acarretando diversos problemas sociais para uma população que já sofre constantemente com a falta de água.

18 de mar. de 2015

FESTA DE SÃO JOSÉ DE CAPOEIRAS COM O GRUPOS SÓ OS TOP'S

Dra Lindy Campos, Professor João Edson,  Klayton Barros, Waleria Bras, Adelia Peruana, Luana Pereira, e Isaura Roberta.
MAIS UMA VEZ ESSA GALERA SE REUNIU NUMA BOA EM UMA DAS MELHORES FESTA DO AGRESTE MERIDIONAL, A TRADICIONAL FESTA DE SÃO JOS E´DE CAPOEIRAS -PE, UM EVENTO MARCANTE COM OS MELHORES SHOWS DO MOMENTO GATINHA MANHOSA, FORRÓ VUMBORA, SAMIRA SHOW E RICARDO FRANÇA, PENSE NUMA FARRA BOA, CONFIRA AS IMAGENS ABAIXO:


























 
CREDITOS LUANA PEREIRA

13 e 15 de Março de 2015

POR LINDY CAMPOS:


Saudações à todos os leitores do Blog do Faguinho Athos e do Portal P1 Agreste. Esta semana quero conversar com vocês sobre um dos assuntos que vem movimentando a mídia e as redes sociais no ultimo fim de semana, que foram os protestos em prol e contra o atual governo federal, mais especificamente contra a Presidente Dilma. Porém, antes de falar necessariamente sobre os protestos ocorridos, gostaria de trazer alguns conceitos que se fazem importantes no debate político. São eles:
Em questão ideológica, há de se falar em partidos de direita e esquerda. Os políticos “DE DIREITA” representariam o interesse de grupos dominantes e a conservação dos interesses das elites. Por outro lado, os políticos “DE ESQUERDA” teriam uma orientação reformista baseada na conquista de benefícios às classes sociais menos privilegiadas.
Já quanto os regimes políticos, tem-se que o SOCIALISMO visa uma sociedade totalmente igualitária, sem distinção nas classes sociais e total controle de renda e comércio pelo Estado, onde existe uma socialização dos meios de produção. Já o CAPITALISMO é o oposto, onde o acúmulo de bens e a abertura para a globalização são alguns dos elementos principais. Neste sistema, vemos que existe um cenário propenso para o grande crescimento econômico e investimentos estrangeiro, porém, problemas como a desigualdade social, isto é, a concentração do lucro nas mãos de poucos. O COMUNISMO é muito parecido com o socialismo, porém, diferente do anterior, não necessita da existência de um Estado para controlar e impedir a entrada do capitalismo.
No que tange à INTERVENÇÃO MILITAR, diz-se que as Forças Armadas, constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, são instituições nacionais permanentes e regulares, organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República, e destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem. Diante do fato de que vivemos em uma democracia representativa, qualquer ação militar precisa ser requisitada por um dos três “poderes constitucionais”, inspirados na velha teoria da separação dos poderes de Montesquieu: Legislativo, Executivo ou Judiciário. Não é concebível imaginar que, indo às ruas com cartazes, o povo possa, respaldado pela Lei Suprema do país, convocar as Forças Armadas a derrubar a Presidente, tratando-se então de um golpe de estado.
A DITADURA é um regime governamental onde todos os poderes do Estado estão concentrados em um indivíduo, um grupo ou um partido. O ditador não admite oposição a seus atos e ideias, possui poder e autoridade absoluta. É um regime antidemocrático onde não existe a participação da população.
Já a DEMOCRACIA é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo. Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.

Depois de analisados todos esses conceitos que se fazem imprescindíveis no debate político sobre as manifestações ocorridas no último fim de semana, para não se buscar um dizer contraditório ou ainda leviano.
Bem os fatos foram os seguintes:
13 de março de 2015: Manifestações ocorridas em várias cidades do país, convocadas pela CUT e movimentos sindicais dos mais diversos gêneros em prol da Presidente Dilma Rousseff, mas também não esquecendo de reivindicações por melhorias nas condições de vida da população brasileira, mas não culpando apenas uma pessoa e sim todo o sistema político. Trazendo assim, a grande questão da "Reforma Política", que já engavetada por muitos, não se tem como a solução de todos os problemas do Brasil, porém traz-se a ideia de que mudariam muitas situações atualmente existentes.
15 de março de 2015: Manifestações ocorridas nas principais cidades do país, convocadas por movimentos de direita como o Movimento Brasil Livre, Vem Pra Rua e Revoltados Online. Aderiram oficialmente aos atos os principais partidos de oposição do Brasil: DEM, PSDB, PPS e Solidariedade., com adesão de inúmeros partidos políticos. Tal movimentação chamada de "Anti-Dilma", "Pró-Impeachmant", entre outros, pregavam o afastamentos do atual quadro do poder executivo do país, mas também buscavam melhorias para a sociedade.
Vale salientar que segundo a Constituição Federal de 1988, é assegurado o livre direito de associação e manifestação dos cidadãos brasileiros, então o que faz entender que as duas manifestações foram legítimas, uma vez que o povo saiu às ruas para manifestação de sua vontade. O que não é legítima é a manifestação de ódio e desprezo no encarar de um debate que tem cunho político e não politiqueiro.
Se vale falar primeiramente do caráter democrático de tais atos, uma vez que já se lutou tanto para que "nossa sociedade" hoje pudesse ir às ruas e falar suas opiniões, sem a opressão de um tirano ou ainda restrições de uma ditadura que desrespeita a liberdade de expressão da maneira mais vil que possa existir, de forma violenta e restritiva. É através desse movimentos que o povo pode ser ouvido nas ruas e serve também como uma forma de pressionar àqueles que fazem, julgam e executam as leis.
Porém, o que assusta é a disseminação do ódio entre as pessoas, onde em grande parte das entrevistas apresentadas pela mídia, são ditas palavras de baixo nível contra à maior autoridade do país, ou seja, a presidente, bem como palavras ofensivas contra partidos políticos e opiniões diversas dos movimentos e ideologias ali pregados.
Não querendo nem citar às posições de pessoas que não sabiam nem o que estavam fazendo ali, como dizia Hebert Viana "caíram de gaiato no navio!", que estavam indo pela primeira vez a um protesto, depois de verem a Globo News divulgando à todo instante que as ruas estavam tranquilas e pacíficas, onde "pessoas de bem" estavam buscando mudanças para o país.
Ou ainda citando aqueles que acreditam que todas as tragédias que ocorrem no Brasil e no mundo são a culpa de uma única pessoa, "Ahhhh... o 11 de setembro é culpa do PT!" (Bin Laden confabulou com o partido que nem estava no poder ainda, uma vez que FHC era o presidente na época), entre outros absurdos que querem enfiar de "goela" abaixo das massas. E outra, a culpa do que está acontecendo não é minha, Eu votei no Aécio! Descupinha mais sem graça essa, uma vez que ele tem culpa também ao passo que a reforma política poderia ser uma luta dele, que nada faz para tira-la do papel.
E os artistas que emprestaram seus lindos rostinhos para convocar a população a participar daquela movimentação "global". Ou ainda os militares tratados como heróis salvadores da pátria, que através de uma intervenção militar teriam o poder de tirar o país das mãos desses "vagabundos e ladrões" que estão no poder. Vale lembrar que a PIOR DEMOCRACIA É MUITO MELHOR QUE A MELHOR DITADURA, mas isso são cenas para um próximo debate.
A reforma política, assunto que muito em breve trataremos aqui também, traz em seu ínterim mudanças que diminuiriam os meios corruptivos, bem como a compra de votos, seria algo quase inexistente, uma vez que os recursos poderiam ser escassos. Hoje, uma campanha política pode chegar à valores astronômicos, e ganha quem tiver mais poder de compra, ou seja, dinheiro, este que vem dos grandes empresários do país, que financiam as mesmas, independente de quem ganhe. Grandes empreiteiras doam pra candidato A e B a mesma quantia e esperam favorecimentos pós vitória de qualquer um dos mesmos. Uma reforma poderia mudar esse poder, porém basta que aqueles que nos representam estejam dispostos à realmente desempenhar seu papel designado.
Vale ressaltar ainda que tais eventos foram fatos midiáticos, convocados pela mesma numa expressa motivação para enfraquecer a presidente. Mas observando a imprensa internacional, verifica-se que os principais jornais declararam os movimentos como de "manifestações da classe média alta e festival de ódio". A revista de economia Forbes chamou os protestos de “festival do ódio”. O jornal americano New York Times ressaltou que o impeachment ainda parece uma possibilidade distante, e defendeu a postura de Dilma diante dos protestos. O italiano La Repubblica destacou que havia manifestantes pedindo intervenção militar para “por fim ao predomínio político do partido dos trabalhadores”. Já o espanhol El País noticiou, na capa do periódico, que “os protagonistas das marchas pertencem às classes médias mais educadas”. Na argentino Clarín, destacou-se que o deputado federal Paulinho da Força (SD-SP) foi “o único que levou grande número de manifestantes que não são nem brancos nem ricos para a manifestação”. O diário destacou, porém, que Paulinho – líder da Força Sindical e um dos únicos a defender abertamente o impeachment da presidente- foi hostilizado por manifestantes que apenas “toleram” a camada social de trabalhadores representada por este político.
Sim, eu acredito que o país está precisando de grandes reformas, inclusive uma mudança de panorama, no que diz respeito aos direitos do cidadão, porém não sou adepta de posições extremistas (nem de direita, nem esquerda), uma vez que acredito que o debate consciente pode nos levar por caminhos inimagináveis. Acredito também que a verdadeira democracia é feita pelo debate, mas também nas urnas e no dia-a-dia em sociedade.
A democracia consiste na possibilidade de que cada um possa ter seus direitos respeitados, na limitação do direito do outro, bem como ter sua representação nos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). e como já dito, o discurso político é válido para que novas possibilidades sejam pensadas e adotadas, e não posso nem vou mentir, "me emociona ver o povo na rua, lutando por seus ideais, falando mesmo, sem nenhuma repressão ou censura, isso me enche os olhos", porém esse debate deve ser sério e não uma continuidade de "Maria vai com as outras", ou simplesmente uma arruaça para fazer barulho sem nada protestar com fundamento.
Não estou aqui para defender a presidente, nem muito menos quaisquer partido, estou aqui para juntos abrirmos os olhos para um olhar coerente com a realidade, e que não sejamos manipulados como assim deseja a classe opressora e dominante do país.
Então até a próxima quarta-feira.
Grande abraço,
Lindy Campos
(18.03.2015)


PREFEITOS, DEPUTADOS E SENADORES PERNAMBUCANOS EM BRASÍLIA


Na semana que os Movimentos Sociais foram as ruas para defender a Petrobras  e o Governo Dilma, assim também, uma parcela da população revoltada com o atual momento econômico e a corrupção no pais,invadiram as ruas em diversas  cidades e capitais. A AMUPE ( Associação Municipalista de Pernambuco ) aproveitou para também se movimentar e levou a Brasília uma comitiva de lideranças políticas do Estado: Prefeitos, Deputados Federais e Senadores pernambucanos cumpriram uma agenda Pro - Pernambuco  na Capital Federal.
Da região do Agreste Meridional, destaque para o prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), que além de marcar presença em todos os compromissos pré-agendados pela AMUPE, também, foi recebido por ministros e técnicos dos Ministérios que o município tem projetos em tramitação.

Para o prefeito de Caetés, Armando Duarte, o momento não é só de pessimismo e lamentações, mas, de planejar e projetar o futuro, com bons projetos e articulações políticas/administrativas em busca das parcerias imprescindíveis para as ações edificadoras para o município. 

PADRE GERALDO DA CIDADE DE CAPOEIRAS FAZ DECLARAÇÕES E ACUSAÇÕES A PREFEITA DE CAPOEIRAS, E O EX SECRETÁRIO DE SÁUDE E ATUAL VEREADOR DESABAFA E CONTA A VERDADE EM DEFESA!




DO SITE V & C 

Em uma entrevista à Rádio Jornal no final da manhã desta quarta-Feira (18/03), o monsenhor Geraldo Batista, pároco de Capoeiras, bateu forte na prefeita daquele município, Neide Reino. Segundo o religioso, a gestora não estaria dando o apoio necessário à parte religiosa da Festa de São José, apenas se preocupando com o lado profano do evento. Ainda segundo o monsenhor, a prefeita acabou com o feriado de São José, coisa que, segundo ele, nenhum prefeito havia ousado fazer. 

O secretário de Governo de Capoeiras, Neném, esposo da prefeita,  ao ouvir a entrevista, entrou em contato com a Rádio Jornal via telefone para desmentir todas as afirmações de monsenhor Geraldo.

"A prefeita é católica, o pai dela é católico, eu sou católico. A prefeita não cancelou o feriado, pelo contrário, ela decretou feriado na segunda e quinta. Ele devia se informar melhor e ter mais coerência ao fazer afirmações como estas. A maioria da população de Capoeiras é católica, mas a prefeita tem compromisso com todas as religiões", disse Neném. Ele se referia a outra afirmação de monsenhor Geraldo que demostrou um certo descontentamento a uma suposta ajuda que Neide deu a um evento gospel ocorrido no município.  O TEMPO FECHOU.

A RESPOSTA DO VEREADOR E EX SECRETARIO EDSON GANGARRA POSTADA EM SUA REDE SOCIAL.

É lamentável esse episódio. Eu, sou testemunha que procurei o nosso Monsenhor Geraldo, e agendei em sua casa uma Reunião com ele e a Senhora Prefeita Neide Reino. Ele, marcou dia e hora. Ela, cumpriu e foi à sua Residência. Ele, infelizmente se estava em casa... Mandou falar que não estava. É inadmissível que ele use um meio de comunicação para falar inverdades. Se tem uma pessoal que torce pelo entedimento a paz entre os dois sou eu" Edson Gangarra" Vereador da Cidade e amigo de ambas as partes. A verdade é que ele não se conforma que ela seja a Prefeita. Que ela de apoio para outras manifestações religiosas. Fui Secretário de Saúde e a próposito ano passado nas Festas de São José e nas Festas de Frei Damião, ofereci ambulância com unidade de suporte e ele recusou aceitar! A Prefeita mandou iluminar a estrada e o local do Monumento Frei Damião ele mandou tirar a iluminação, deu ordem ao Eletricista para descer da escada, e falou que não queria nada da Prefetura. Tem um cidadão respeitado e honrado, conhecido como: Prefessor Valdemir, responsável pela Comunidade Chama de Amor. Preocupado com essa situação, esteve essa semana na casa da Prefeira , o qual foi recebido com muito carinho. A Prefeita, prontamente se colocou à disposição para ajudar no que fosse necessário. Amanhã dia 19 de março é dia do nosso "Padroeiro São José" A Prefeita Decretou feriado Municipal. 
Ela, é extremamente religiosa, frequenta a igreja, as missas, sempre que pode... Quase todos os finais de semna ela é madrinha de casamento, de batizado.. E todos sabem que o nosso Monsenhor ao notar a presença dela na Igreja, fica totalmente incomodado. Solta farpas e indiretas, achando ELE... que isso poderá afetar ela de alguma maneira. Pergunto eu...isso é nomal? Uma pessoa que está ali para pregar a palavra de Deus? 
Com todo respeito, carinho pela sua pessoa Monsenhor Geraldo Batista de Lima. Nosso pároco há mais de 40 anos. Meu Ex- Diretor do Colégio Municipal José Soares de Almeida Filho, meu amigo particular o qual lhe tenho em minha mais alta estima. 
Acho que estar na hora de uma REFLEXÃO de sua parte. Essa senhora á qual o senhor se refere sempre... Tem nome, Lucineide Almeida Silva ( Neide Reino), que foi criança e que om dia o senhor já colocou ela no colo e lhe dava muito carinho. Na época em que o senhor Monsehor ( Frequentava a casa do pai dela), senhor: Manoel Reino da Silva. 
Respeito a Democracia, respeito sua opinião de Poder Votar em quem o senhor quiser... Nosso Palanque está desarmado!!! 
Mas... ALIENANAÇÃO tem limites!!! 

Que Deus toque em seu coração!


Sociedade pede volta do Exame da Ordem dos Advogados para Garanhuns



Aconteceu neste final de semana, no auditório do Fórum Ministro Eraldo
Gueiros Leite, o I Fórum de Direito Processual de Garanhuns, com a
participação de respeitados palestrantes do Direito Processual. O
evento foi realizado pela OAB subseccional Garanhuns-PE, em conjunto
com a Escola Superior de Advocacia.



O Presidente da OAB Garanhuns, Dr. Paulo André Couto, recepcionou o
Presidente da OAB Pernambuco, Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves, que
ficou sabendo da ansiedade da comunidade jurídica local para que o
Exame da Ordem dos Advogados do Brasil volte a ser realizado em
Garanhuns. Dr. Pedro Henrique afirmou a principal barreira é mesmo
financeira, já que a Fundação Getúlio Vargas, nova realizadora do
certame, cobra um número mínimo de inscritos que possam cobrir as
despesas, que são altas, pois a logística é praticamente a mesma de um
ENEM.


Na abertura do seminário, o tema esteve presente nas falas do
estudante de direito Eduardo Sartorio, que representou o corpo
discente da Faculdade de Direito da Garanhuns, e também do Coordenador
da FDG, Dr. Márcio Bastos de Sá Barreto, também Juiz da 2ª Vara Cível
de Garanhuns, que em nome da Presidente da Autarquia do Ensino
Superior de Garanhuns, Dra. Giane Lira, ofereceu a infraestrutura da
faculdade para que o curso seja realizado na cidade, sem custos para a
OAB Nacional.

Ouvindo o pedido de todos, inclusive do próprio Dr. Paulo Couto, que
afirmou estar sendo constantemente cobrado pela sociedade, Dr. Pedro
Henrique afirmou que buscará junto à OAB e o seu presidente nacional,
Dr. Marcos Vinícios, que sejam feitos novos estudos para que Garanhuns
seja beneficiada, e que se for o caso, a OAB custearia as despesas com
pessoal. O presidente da OAB Garanhuns lembrou que o município é polo
de uma região, que a FDG figura entre as melhores faculdades do estado
com seu curso de Direito, e somente no último Exame da OAB foram mais
de 40 aprovados, entre alunos e ex-alunos da instituição de ensino
superior municipal. "Já tivemos esta conquista de realizar o Exame em
Garanhuns, mas infelizmente a FGV deixou de realizar, e o pedido pela
volta é da comunidade que vê inúmeros benefícios nesta realização. Por
isto, passamos ao Presidente Pedro Henrique, este pedido da sociedade
de nossa cidade" - Finalizou Dr. Paulo Couto.

I Fórum de Direito Processual de Garanhuns

Bastante prestigiado, o Forum contou que palestras de personalidades
do mundo jurídico de Garanhuns e da capital, a exemplo de Dr. Pedro
Henrique Reinaldo Alves (OAB), Dr. Gustavo Ramiro (Escola Superior de
Advocacia), Ronnie Duarte (Caixa de Assistência ao Advogado - PE),
Paulo Couto (OAB Garanhuns), Renato Hayashi (coordenador científico do
evento), Jaquim Rafael (coordenador científico do evento). Dr. Adeildo
Nunes, Dr. Andrian Galindo, Dr. Danilo Heber, Dra. Fernanda Resende,
Dr. Wagner Arandas e Dr. Carlos Barros, Dr. Flávio Pórpin e Dr. Fábio
Porto, entre outros.


OAB Subseccional Garanhuns
Casa Urbano Vitalino
Presidente Dr. Paulo André Couto
Rua Euclides Dourado, 498, Heliópolis
Garanhuns - PE