27 de abr. de 2015

ADUTORA E MAIS CISTERNAS PARA CAETÉS


  • O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), tem se articulado na esfera Estadual e Federal, no sentido de encontrar os meios necessários para combater a falta d’água no município que administra. O governante de Caetés no ultimo encontro com o governador Paulo Câmara, ouviu do próprio governador a promessa que ele próprio vai acompanhar pessoalmente o andamento do projeto de construção da adutora solicitado por Armando para levar água da barragem do Cajueiro – Garanhuns para os municípios de Caetés e Capoeiras.   
  • Ainda Neste mês de abril os moradores da zona rural de Caetés, organizados através das Associações Rurais receberam mais uma leva de 100 cisternas tipo calçadão. Cada reservatório com capacidade para armazenar 52 mil litros d’água e mais uma área construída (calçadão) para o escoamento das águas das chuvas. Atualmente o município já contabiliza 242 cisternas calçadão espalhadas nos quatro cantos da zona rural.
  • Para a implantação do projeto de construção de cisternas nos municípios que compõem o semiárido nordestino, o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS firmou convênio com o Governo do Estado através do Programa Pernambuco Mais Produtivo. A Diocese de Pesqueira e as Cáritas Brasileira executam as obras e em parcerias como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associações Rurais, Conselho de Desenvolvimento Rural e Secretaria de Agricultura de Caetés distribuem os reservatórios de acordo com os critérios das associações dos trabalhadores da agricultura familiar de forma justa e democrática. 

23 de abr. de 2015

DALLAS RESTAURANTE E BAR NO SITIO QUATÍ EM CAETÉS TRAZ PRA VOCÊ O FENÔMENO MACIEL KURÉ

























O Fenômeno esta de Volta,dessa vez no Restaurante mais badalado da cidade de Caetés, O DALLAS RESTAURANTE E BAR dos amigos Cristiano e Raquel no Sitio Quati Caetés - PE, sucesso por onde passa e considerado um dos melhores cantores do momento Maciel Kuré trará todo o romantismo numa festa que você vai dançar a noite inteira, você é nosso convidado, super show realizado pelo amigo Helio Claudino do Tekillas Bar e Restaurante Capoeiras - PE, uma parceria ilustre, e neste sábado a partir 21 horas, informações pelo fone 87 9641 4441.

CONVITE A TODA POPULAÇÃO DE CAETÉS E REGIÃO

CONVITE


         A Secretaria Municipal de Cultura de Caetés e a Polícia Rodoviária Federal, convidam toda a POPULAÇÃO para uma importantíssima Palestra sobre o tema: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, que será realizada na noite desta sexta-feira, dia 24 de Abril do corrente ano às 19:00hs. no Centro Municipal de Eventos. Tema este, propício e de fundamental importância para a ampliação de conhecimentos dos condutores de veículos automotores e, consequentemente a melhoria do tráfego em nossa região. Desde já, contamos e agradecemos-lhe pela sua valorosa presença.
Atenciosamente

Adevando Alexandre de Pontes
Wando Pontes

Secretário Municipal de Cultura


E quando o assunto é música!


POR LINDY CAMPOS

Saudações à todos os leitores do Blog do Faguinho Athos e do Portal P1 Agreste. Mais uma vez venho até vocês para trazer algumas simples palavras. Esta semana vim fazer uma coisa diferente, não tratar sobre coisas polêmicas, apenas quero compartilhar com vocês algo mais leve, uma conversa mais informal.
Já ouvi dizer que sou velha demais, mais velha do que a minha idade, mais velha que meus pais, meus avós, quissá até bisavós.
Já ouvi que sou velha pelo meu gosto musical, pelos meus conceitos e valores, pelas minhas dores, pelas minhas experiências, pelos “meus” e “minhas” que ninguém pode tirar...
E ouvindo isso percebi que aos meus vinte e poucos anos, gosto de vinhos, boas histórias, som de radiola, aquele barulhinho do vinil que deixa a música com outro sabor, gosto de letra, de melodia e lá no fundo, gosto da ideia da fantasia.
Ouço até gente morta e nesse minuto tenho as companhias fiéis de Piaf, Amy, Janis, Jack, Cazuza, Cassia, entre outros que se foram e insistem em ficar, com suas vozes que tornam meus momentos tão “meus”.
E percebi que talvez não seja dessa época, mas que pude presenciar grandes nomes e pude ver que cheguei aos 27 e deles passei, superando na minha vida a crise dos “bons” que morrem jovens demais.
E não se trata de política do adeus, simplesmente escrevo pra falar de música, do chiado da vitrola e daquele barulhinho que faz ao pular de uma música pra outra, daquela nostalgia que faz voltar à infância, onde musicas de duplo sentido eram a maneira de demonstrar e expressar seu pensamento contras as ditaduras morais, políticas e sociais. Onde o cálice e a chegada ao portão da casa antiga, referiam-se a problemas, a indignações e para elogiar uma mulher compunham-se musicas como Garota de Ipanema, onde se elogiavam os olhos e sorrisos, ao invés de seus apelos sexuais.
Bem... Realmente eu concordo, me acho muito velha pra essa evolução brusca de valores ou falta deles...
Então desejo a todos um ótimo fim de semana e até a próxima quinta-feira.
Abraços
Lindy Campos

23/04/2015

LIVRO A VOLTA DO REI DO CANGAÇO É SUCESSO DE CRÍTICA

O LIVRO MAIS COMENTADO DE TODO AGRESTE MERIDIONAL ESTA MUITO MAIS PRÓXIMO DE VOCÊ:


Mesmo sem o lançamento oficial, o livro A VOLTA DO REI DO CANGAÇO, do "capoeirense de Garanhuns", Junior Almeida, está sendo muito bem aceito por quem ler. O autor esteve ontem (16/04) na Rádio Marano em Garanhuns, e concedeu entrevista ao radialista Marcelo Jorge, onde falou que o seu livro já está em doze estados do país, principalmente com os vários nordestinos residentes em São Paulo. Junior Almeida também falou da dificuldade de lançar e distribuir um livro sem apoio de uma grande editora, que hoje vende seus livro através das redes sociais e pela recomendação de quem já leu e gostou da obra.

O LIVRO: O romance “A Volta do Rei do Cangaço,” de Junior Almeida, mantém vivo o mito de Lampião. Neste livro de sabor regional o mais famoso cangaceiro nordestino não foi morto pela polícia em Sergipe, em 1938. Alguém foi assassinado em seu lugar mas prevaleceu a versão das “volantes” e do governo. Lampião, na verdade, foi atingido por uma espécie de maldição e ainda está vivo, sem nem ao menos envelhecer. Já morou em vários lugares do Nordeste e usou diversos nomes. Atualmente usa o nome de Luiz Ribeiro, é coronel da Polícia Militar de Pernambuco e mora num recanto escondido no município de Capoeiras, no Agreste do Estado. O romance faz uma viagem ao passado, relembrando os tempos do cangaço e da violência, tanto por parte dos bandoleiros como da polícia. No presente, Virgulino Ferreira, com outro nome interage com militares de alta patente e até com o governador do Estado. Um historiador, obcecado pela vida misteriosa dos cangaceiros, desconfia que Lampião não morreu em Angicos e começa a fazer investigações por conta própria, enfrentando a descrença de muitos e os perigos dessa busca pela verdade. “A Volta do Rei do Cangaço” retrata o interior das pequenas cidades do Nordeste, mostra as ligações de Lampião com o padre Cícero Romão e nos apresenta o cangaceiro como uma espécie de justiceiro, capaz ainda hoje de recorrer a violência quando é preciso enfrentar uma desfeita ou punir algum bandido.

Carla Vilhena da Rede Globo

Entrevista na Radio Marano
Um livro que já estar dando o que falar.

ARMANDO DUARTE PASSA POR CIRURGIA CARDÍACA E MANDA COMUNICADO À POPULAÇÃO


Minhas amigas e meus amigos de Caetés e região, venho de público informar a todos que na última terça-feira dia 14 vim a Recife para realizar exames cardiológicos, preparatórios para uma futura intervenção cirúrgica corretiva. Após os resultados dos exames, Dr.  Mauro Arruda e sua equipe médica entenderam por bem antecipar o meu procedimento cirúrgico, o qual aconteceu na mesma terça-feira (14), graças a Deus com grande sucesso. Por esse motivo, não tive tempo de fazer este comunicado à população de forma antecipada como eu gostaria. Neste momento, ainda me encontro em repouso no Real Hospital Português aqui na Capital pernambucana, mas, já estou contando os dias para voltar ao convívio com a população de Caetés que tanto estimo.
Quero também agradecer de forma emocionada, as inúmeras preces e mensagens de força que venho recebendo dos meus familiares, da minha equipe de governo, do meu vice-prefeito compadre Severino Gordo, dos vereadores e de tantos amigos de Caetés e região.
Se em minha vida eu sempre valorizei a amizade colocando-a  em primeiro lugar, hoje, eu confirmo com mais solidez ainda, que os amigos são a base para o bem viver de todo ser humano.
Obrigado minha gente, obrigado pela força meus amigos.
Armando Duarte, prefeito de Caetés.  

21 de abr. de 2015

Preconceito contemporâneo


Preconceito indica um percurso inicial para tentar entender essa atitude humana. Pré-conceito é algo antecessor ao conceito? Preconceito visto por filósofos é um comportamento ou ideia preconcebida de não aceitação de tudo aquilo que “foge” aos padrões sociais de um determinado grupo. Resumindo, é algo que é ignorância por parte de quem pratica, por ser intolerante o preconceito gera automaticamente a exclusão e a negação do outro. Para o intelectual italiano Norberto Bobbio, a raiz do preconceito encontra-se nas opiniões falsas, acolhidas passivamente pela tradição, pelo costume ou por uma autoridade, na opinião que se sustenta com argumentos.

Negro definido como uma raça entre tantas outras, mas NEGÂO é tido como uma palavra ofensiva, na qual necessita mudanças ideológicas, hoje o correto é afrodescendente.

 

            Há coisas que surgiram de forma a ampliar preceito negativo sobre a respectiva raça, veja abaixo:

 

  • Qual a cor do luto ? Preto (associado a algo ruim)
  • Quando algo vai ruim dizemos que a coisa tá Preta.
  • Gato preto dá azar
  • Pessoa tem medo do escuro, cor das trevas e etc.
  • BOI, BOI, BOI, BOI DA CARA PRETA, PEGA ESSE MENINO QUE TEM MEDO DE CARETA
  • Fulano tem um passado negro
  • Lista negra
  • Mercado Negro
     
                E apesar dos exemplos insignificantes, não deixa de ter uma correlação mesmo que distante com a cor preta, principalmente para os leigos, o que causa certa desconfiança por parte de quem entende errado e não sabe separar cor de caráter. Não é de hoje que existe problema relativo à raça. Religião, sexo, gosto musical e até o modo de como se vestir, aparentemente como se isto determinasse quem realmente a pessoa é, a verdade é que vivemos em uma sociedade excessivamente preconceituosa e julgadora, mas na particularidade do racismo da cor negra, que é crime e está contido no artigo 5° da nossa constituição federal.
                Curiosamente um dos países mais racistas do mundo (EUA) e lá o presidente Obama é negro, apesar de ter vários problemas entre brancos e negros, o exemplo mais recente é uma onda de violência policial (branco) atirando nos negros.
                E no Brasil existe tal problema? Sim de ambas as partes tanto o preconceito do branco com o negro, como do negro para com o seu semelhante, uma demonstração irrisória foi no programa Big Brother Brasil, que ocorreu de um participante da raça negra afirmou que todo “Nego” é mão leve, ou seja, bandido.
    Nelson Mandela questionou o seguinte argumento:
    “Nascemos preconceituosos ou o preconceito é ensinado? Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele ou por sua origem ou religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender. E se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, pois o amor chega mais naturalmente ao coração humano que o seu oposto. A bondade humana é uma chama que pode ser ocultada, jamais extinta”.
    Uma questão bem polêmica é sobre as cotas nas universidades, fato que é considerado por muitos da classe como um insulto, como se o negro não fosse capaz de se igualar aos outros jovens para competir no mesmo nível educacional, e ainda pra completar veio Joaquim Barbosa endossar a relevância de não ter cotas, pois ele foi jovem negro e estudou em escola pública.
     
    E para finalizar gostaria de saber sua opinião, Deve ou não existir cotas para negro nas universidades? Deixe seu recado nos comentários.
    Obrigado e até a Próxima.

Terceirização, o que é isso?


Saudações à todos os leitores do Blog do Faguinho Athos e do Portal P1 Agreste. Mais uma vez venho até vocês para trazer um interessante debate acerca de fatos que permeiam nossa sociedade.

Pois bem, desde a semana passada, uma palavra e um projeto de lei vem sendo bastante citado principalmente nas mídias sociais, que seja a questão da terceirização nas empresas e a aprovação do PL 4330/04, mas o que se faz importante é que muitas pessoas não entendem do que se trata o referido assunto e por isso se põem alheias a tal situação, querendo apenas criticar um poder executivo, que não lhes agrada.

É o seguinte, tal projeto de lei prevê que a terceirização seja a regra na contratação de servidores nos mais diversos meios, uma vez que assim, as empresas teriam menos gastos com pessoal.

Atualmente a terceirização é permitida com a finalidade de diminuir custos e potencializar o serviço no que diz respeito as atividades-meio, porém proibida para atividades-fim. A exemplo disso, diz a lei que a terceirização será cabida em:

1. Contratação de trabalhadores por empresa de trabalho temporário (Lei nº 6.019, de 03.06.1974);

2. Contratação de serviços de vigilância (Lei n 7.102, de 20.06.1983);

3. Contratação de serviços de conservação e limpeza;

4. Contratação de serviços especializados ligados a atividades-meio do tomador, desde que inexista a personalidade e a subordinação direta;

Ou seja, trata-se de uma situação já existente no ordenamento jurídico e também no mercado de trabalho, porém inúmeras criticas são feitas, visto a redução drástica de direitos do trabalhador. Se diz isso pelo fato de que existe a possibilidade de uma empresa contratar outra, para que execute aquela função (meio), porém os prestadores dessa ultima, não terão vínculo empregatício com a primeira. Um exemplo dessa prática, é de que quando chegamos aos mais diversos bancos, podemos observar que os serviços de segurança e limpeza, entre outros, são realizados por empresas contratadas e não por funcionários diretos, uma vez que a finalidade daquele serviço é oferecer condições para que o principal objetivo da empresa, no caso em tela o banco, passa ter sua finalidade atingida, prestação de serviços financeiros.

Acontece que, para realização dessa atividade, a empresa contratada retira o seu lucro antes do pagamento do profissional, que devido a escassez de vagas no mercado de trabalho se sujeita ou não a aceitar tais oportunidades, que geralmente vem acompanhada de uma drástica redução de direitos.

Pois bem, com a aprovação desse projeto de lei, a possibilidade de contratação para a atividade-fim da empresa passaria a existir, tanto na esfera privada, quanto na pública. Esse PL vem rodando na Câmara dos Deputados desde o ano de 2004 e estava sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. Acontece que na ultima semana, tal projeto saiu da comissão, foi para votação e foi aprovado pela maioria dos deputados da casa (apenas alguns partidos como o PT e o PSOL, foram completamente contra essa aprovação, e todos os seus deputados votaram abertamente contra).

E qual a consequência dessa aprovação?

Como já dito acima, a diminuição de direitos trabalhistas e a modificação estrutural do mercado de trabalho, uma vez que poderão existir empresas que não contarão com um empregado sequer, afinal para que contratar e se preocupar com direitos trabalhistas se eu posso simplesmente contratar uma empresa que resolverá essa questão e me dará prestadores de serviço direcionados à minha necessidade.

O PL permite a contratação de terceirizados em todas as atividades, inclusive na  fim, a principal da empresa, que poderá funcionar sem nenhum contratado direto e fragilizará a organização e a representação sindical.

O projeto também permite a substituição de todos os trabalhadores por terceirizados como forma de diminuir custos das empresas.

O texto praticamente extingue a responsabilidade solidária, aquela em que a tomadora de serviços não precisará quitar obrigações trabalhistas caso não sejam cumpridas pela terceirizada.

O interesse no contrato via terceirização é claro e inconteste: redução de custos ao empresariado e, como resultado desta conta, sustenta-se a improvável contrapartida de aumento na formalização dos empregos e contratações.

Vale salientar que essa medida também será levada para a esfera pública, uma vez que o Estado poderá alegar que para redução de gastos e enxugamento da máquina pública, não realizará concursos, uma vez que poderá contratar determinada empresa para realização daquela atividade. Uma vez que uma pessoa aprovada em concurso público (sonho de grande parte da população) recebe salários condizentes com seu trabalho, possui estabilidade e outras regalias próprias, o que de certa forma custa caro aos cofres públicos. A possibilidade de terceirização cairia como uma luva para a maquina estatal.

Pois bem, o debate acerca desse projeto de lei é bastante extenso o que me tira a possibilidade de esgotar todos os seus aspectos nesse texto de hoje, porém a minha principal intenção é de que você, meu caríssimo leitor possa entender a gravidade do que pode acontecer com tal aprovação, uma vez que direitos garantidos e conquistados com tantas lutas possam se esvair assim, por simples vontade de uma classe de ricos empresários que só visam o seu lucro e mais nada.

Chegou a hora de abrir o olho e lembrar quem foi o deputado federal em que você votou na ultima eleição e assim cobrar um posicionamento em prol do trabalhador e contra essa elite que só faz envergonhar nosso país.

http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/terceirizacao-veja-como-votou-cada-deputado-158.html

No endereço eletrônico acima disposto, você poderá ver como cada deputado votou na plenária e inclusive conhecer o voto daquele que recebeu o seu voto.

Meu sonho é de que possamos ter parlamentares que travem lutas a favor da população e não restrinjam-lhe direitos, e aqui convido você, caro leitor, à uma análise e conhecimento sobre tais questões, visando buscar a inquietação no âmago de cada um e para que juntos possamos lutar para que injustiças e cerceamento de direitos sejam evitados.

Então até a próxima quinta-feira.

Grande abraço,

PÓS GRADUAÇÃO EM CAPOEIRAS.


Agora as pessoas de capoeiras e cidades vizinhas  vão poder cursar pós  graduação, as professoras Juliana Melo e Izabel Marina estão trazendo  com exclusividade para capoeiras os cursos de pós graduação em gestão psicopedagogia institucional clínica, libras educação inclusiva. E uma oportunidade única, é importante lembrar que a faculdade é credenciada pelo capes, mec, funeso e todos os professores são da universidade federal e qualificados em mestrado e doutorado.
 
As aulas estão prevista para o início do mês de maio de 2015 em capoeiras as matriculas já estão sendo feitas no instituto monteiro lobato e em caetés na escola nossa senhora do perpetuo socorro ao lado do colégio municipal. 
Uma mensalidade que cabe direitinho em seu bolso apenas 180 reais e com aulas duas vezes por mês essa é a sua grande chance  entre em contato por qualquer um dos nossos telefones que são 9632-1472 ou ligue 9604-1136 venha e faça já a sua matrícula, as mesmas  agradecem o apoio dado pela prefeita de capoeiras Neide Reino.

10 de abr. de 2015

ARMANDO DUARTE E PAULO CÂMARA UNIDOS PARA LEVAR ÁGUA PARA CAETÉS

Prefeito de Caetés Armando Duarte, Governador Paulo Câmara e o Deputado Estadual Claudiano Filho
O prefeito de Caetés, Armando Duarte (PTB), tem atendido todos os convites do governo estadual  e marcado presença nos eventos governamentais de interesse do Estado e em especial do Agreste Meridional. Nesta sexta-feira (10) data do Seminário Todos por Pernambuco, não foi diferente, no evento realizado na suíça pernambucana, o gestor caeteense esteve ao lado do governador Paulo Câmara e trouxe também uma comitiva de lideranças políticas, secretários e representantes de associações rurais do município.
Após a abertura do seminário, Armando Duarte foi convidado para acompanhar o governador até o município de Capoeiras, para a inauguração do Colégio do Estado naquela cidade. Ao lado de Paulo Câmara. Durante a viagem ao município que faz fronteira com Caetés, Armando  e o seu deputado estadual Claudiano Filho, voltaram a conversar com o governador sobre a questão de abastecimento d’água para as cidades de Caetés e Capoeiras, através da adutora do cajueiro. E segundo o próprio prefeito de Caetés, o governador Paulo Câmara assumiu o compromisso de acompanhar pessoalmente a partir de agora todo o andamento deste projeto  que o prefeito de Caetés vem lutando para a sua realização.


O FENÔMENO VOLTA A CAETÉS , MACIEL KURÉ



O Fenômeno estar de volta a Caetés, dessa vez no Sítio Quati, Povoado do Ex Prefeito Aécio Noronha, no Restaurante Dallas, uma festa que vai ficar na história, aguarde mais novidades.

Só eu sei que o nordeste é perfeito

POR RODRIGO SANTOS



É com tristeza no coração que eu deixo minha terra de paixão
Vou ganhar o mundo, deixar sozinho meu querido e amado sertão
Se chover eu fico, se não chover eu não fico não
Pessoas e parentes que eu levarei sempre dentro do meu coração
Espero que um dia eu volte e dele ganhar um simples perdão
Por ter ido embora deixando somente a solidão

Em meios a tantos ãos peço que me mude agora
Pois eu já estou indo, a chuva não caiu e chegou a minha hora
Amargura, tristeza e saudade os sentimentos que me afoga
Será sonho ou realidade no silêncio da noite que me acorda
Comida e felicidade na minha terra, será se vou ter la fora?

Tecnologia, dinheiro e luxo isso tudo vale o meu sacrifício?
Deixar a vida tranquila e pacata por uma vida agitada será difícil
Vou trabalhar, e enfrentar uma montanha mais alta que um edifício
Antes de mim já foram outros, parece até mais um vicio

Peço para Deus e nossa senhora para ficar
Pois dentro do meu coração sei que aqui é o meu lugar
Deixar tudo para trás, vendo meus parentes me ver chorar
Peço-te perdão antes mesmo de te abandonar
E a esperança de um dia somente puder retornar

Deixo minha terra tendo a certeza que não tem nenhum defeito
Na mala poucas coisas, riqueza mora dentro do meu peito
Pois riqueza nós já possuímos, e se chama respeito
Chegando ao meu destino pretendo realizar o meu feito
Abrir a boca e dizer, que somente o meu nordeste é que é perfeito.

                                                                                                          Rodrigo Santos

EDUCAÇÃO...

Mas o que eu tenho a ver com isso? Isso não é problema meu!

POR LINDY CAMPOS


Saudações à todos os leitores do Blog do Faguinho Athos e do Portal P1 Agreste. Primeiramente gostaria de apresentar minhas sinceras desculpas pela falta na ultima semana. Motivos superiores me levaram a não apresentação desta coluna semanal, porém, cá estou para novamente abordar junto a vocês, temas de grande repercussão em nosso meio, cidade/estado/país.
Hoje gostaria de conversar com vocês, acerca de um tema, que à olhos de muitos pode parecer clichê, ou ainda de "pura reclamação que não vai chegar a lugar algum", mas que ao meu ver, é de grande relevância para a construção de uma sociedade livre, justa e igualitária.
Gostaria de chamar atenção de Vossas Senhorias, que acompanham os referidos blog e site e que compartilham de minhas ideias, sobre a questão da EDUCAÇÃO no cenário atual. "Ahhh... Mas o que é que eu tenho a ver com isso? Decido se quero ou não frequentar os bancos de uma escola e pronto, isso não é problema meu!" Muitos podem assim pensar, porém meu caro leitor, vou lhe dizer como se dizem por aí, "o buraco é bem mais embaixo!"
O que sabemos sobre a situação das escolas do nosso país? E ainda sobre os professores e alunos, quais são as condições encontradas pelos mesmos para que possam realizar seu trabalho e aprender respectivamente, sobre essa relação ensino-aprendizagem mútua, que anda por deveras desgastada?
São tantos os aspectos que poderiam ser abordados neste texto, que o tornariam um livro, de tão extenso que seria, mas essa não é minha intenção. O que desejo é trazer à todos a importância dessa questão e debate.
Me considero uma eterna estudante, gosto de aprender e sou curiosa com as coisas que podem me interessar. Sou filha de uma professora da Rede Pública de ensino e sempre acompanhei de perto suas lutas por uma educação de qualidade. Também estudei grande parte da minha vida em escola da rede pública, mas também tive a oportunidade de estudar na rede privada, e pude comparar simultaneamente as diferenças existentes (uma vez que estudei o Ensino Médio em escola particular e o Normal Médio, antigo magistério, em escola pública, ambas na mesma época). Nessa trajetória acadêmica, pude ainda mais me aprofundar em questões relativas ao ensino e suas condições.
Então posso dizer com propriedade o quanto é notório o desinteresse de muitos governos no que tange a valorização do ensino. Há de se falar em escolas sem infra-estrutura adequada, sistemas de ensino que buscam somente aprovação do aluno, sem buscar construir um ser pensante e a desvalorização da classe de professores, no que tange à salários e até as próprias condições de trabalho dentro da sala de aula.
Tal assunto me chamou a atenção, dentro de tantas outras coisas estarrecedoras que aconteceram nos últimos dias e sobre as quais conversaremos em outras oportunidades, uma vez pra quem não sabe, a educação em Pernambuco está passando por uma situação ainda mais delicada nesse momento. Os professores da rede pública estadual, se encontram em estado de greve, reivindicando direitos que seriam no mínimo básicos aos mesmos e que o governo do estado, está lutando incessantemente para retirar-lhes.
Para explicar melhor, uma das principais reivindicações travadas pelo estado de greve, é que se pretende retirar o Plano de Cargos e Carreiras da profissão, não dando-lhes o reajuste anual devidamente concedido pelo governo federal, fato que se adotado pelo estado de Pernambuco, atingirá diretamente o plano constitucional. O que seria isso, se busca igualar o salário de todos os professores, independentemente do quanto os mesmos se aperfeiçoariam ou não. Tal plano incentiva aos professores a busca pelo conhecimento cada vez mais, se buscar uma pós-graduação, um mestrado, doutorado e pós-doutorado, pois se estudando mais, receberia mais. Porém a maioria de nossos deputados estaduais e o ilustríssimo governador, pretendem simplesmente acabar com isso E PRONTO!
Aí você me pergunta: E o que é que eu tenho a ver com isso?
Meu caro amigo, você tem tudo a ver com isso!
Relembrando quando eu disse que estudei o curso Normal, observava algumas colegas de sala, que estavam ali simplesmente por estar, pra não ficar em casa, isso já me preocupava. Digo que aos 14 ou 15 anos já pensava: "Meu Deus, quando eu tiver filhos, essas serão suas possíveis professoras!" Não é discriminando ninguém, não tenho filhos AINDA, mas como é que posso ficar despreocupada, se pode chegar o dia em que não se existam pessoas dispostas ao desempenho de tal função que é tão nobre, e passem a exercê-las pessoas que estão ali só por estar.
Eu me preocupo com o futuro!
Eu me preocupo não só com os filhos que poderei ter, mas me preocupo também com os filhos de pessoas que talvez nem conheça, mas que estão aí, nas mais diversas salas de aula, sem a mínima estrutura humana e material para aprendizagem. São esses filhos dos outros que eu não conheço, que podem se tornar os futuros dirigentes de nossa sociedade, e que futuro estará disponível, diante de pessoas que não foram ensinadas sequer a pensar.
Eu apoio a greve dos professores da rede pública estadual de Pernambuco, apoio suas manifestações, assino embaixo como forma de mostrar que entendo suas reivindicações e procuro conhecer também suas fundamentações. Pois é muito simples criticar aquilo que não se conhece, é simples chamar de vagabundo que não quer trabalhar, o difícil é juntar-se numa luta, o difícil é dar a cara a bater, o difícil é enfrentar uma classe dominante que em busca de poder, quer diminuir direitos constitucionalmente estabelecidos. É DIFÍCIL SER DIFERENTE E LUTAR PELO QUE SE ENTENDE COMO JUSTO.
Mas é aqui que convido você, caro leitor, à uma análise sobre tais questões e buscar a implantação de justiça e igualdade, onde não as encontramos.
Então até a próxima quinta-feira.
Grande abraço,

Lindy Campos

CONFIRMADO EVENTO DE MMA EM CAETÉS


Conforme antecipou este blog, a cidade de Caetés vai sediar um dos maiores eventos de MMA do Nordeste. A edição do GFC 34, vai trazer lutadores de vários estados de Nordeste para a população local assistir 6 grandes lutas profissionais pela primeira vez ao vivo.
O evento vai acontecer na quinta-feira dia 29 de abril, no Centro de Eventos Municipal. Será montado um grande octógono, sonorização e iluminação profissional, lindas Ring Girls UFC, 5 lutas masculinas e 1 luta feminina.
Serão vendidos ingressos antecipados ao preço de 10 reais, local de vendas ainda não definido. No dia do evento serão vendidos  ingressos Vips no valor de 20 reais, primeiras cadeiras, bem próximo do octógono e das lutas.
E evento vai ser estruturado com bares, camarotes, segurança, além de DJ.

O nosso blog conseguiu em primeira esta informação, como também, a confirmação que a pesagem dos lutadores, que é outro evento a parte, vai acontecer também aqui na cidade de Caetés.   

6 de abr. de 2015

RICARDO FRANÇA UM FENÔMENO QUE ARRASTA MULTIDÕES


No último sábado (04) em minhas andanças por ai,  depois de 40 dias voltei a cidade de Pesqueira-Pe para curtir mais um show do fenômeno Ricardo França, o cantor que por onde passa deixa sua marca, sucesso de público e carisma, Ricardinho assim como seus amigos falam tem um repertorio eclético que faz você viajar no tempo, sucessos do momento, antigos e o famoso bregão  do Ricardão, que já virou marca registrada em todo estado e nordeste a fora, como estar sendo bom poder vivenciar grandes momentos nos shows desse meu novo amigo, sucesso e saúde pra você.



contatos para shows e link para baixar o novo cd abaixo:





MINISTROS PARTICIPAM DE ABERTURA DE NOVO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO EM GARANHUNS


Acontece em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, nesta segunda-feira (06), a abertura do primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família com Ênfase em Saúde da População do Campo, coordenado pela Universidade de Pernambuco. A solenidade contará com as presenças dos Ministros da Saúde e do Desenvolvimento Agrário, Arthur Chioro e Patrus Ananias, respectivamente, do Reitor da UPE, Profº Pedro Falcão e da Secretária de Ciência e Tecnologia do estado, Lúcia Melo. Comporão também a mesa de abertura, o diretor da UPE Campus Garanhuns, ProfºClóvis Gomes Jr. e a Coordenadora da Residência, ProfªWanessa Gomes.


O novo Programa de Residência é coordenado pelo Campus Garanhuns da Universidade, em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Quilombola, Coletivo de Saúde no Campo, Escola do Governo em Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE) e Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF). 

O programa é uma formação de pós graduação para trabalhadores da saúde graduados em educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional, sendo dois de cada categoria profissional. Com duas turmas de dez profissionais, sendo um de cada categoria, para desenvolverem trabalhos com a população em assentamento no município de Caruaru e comunidades quilombolas em Garanhuns.

A solenidade oficial de abertura do programa acontecerá na segunda-feira, dia 6 de abril,  às 9 horas, no Auditório do Centro Cultural Alfredo Leite, e contará, além da presença das autoridades, representantes de movimentos sociais. Haverá um outroato em Caruaru, às 15 horas, no Centro de Formação Paulo Freire, no Assentamento Normandia, marcando a importância desse momento para a população local e para a Saúde no Campo como um todo no país.


UPE CAMPUS GARANHUNS: 
Diretor: Clovis Gomes da Silva Junior
Fone: (87) 3761-8210
Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105 – São José, Garanhuns/PE CEP: 55294-902
Site: http://www.ffpg.upe.br/

Major da PM é preso por desacatar delegado em Garanhuns

Um major foi preso na noite deste domingo (5) por desacato ao delegado que estava de plantão na Delegacia Regional de  Garanhuns. A informação é do G1 Caruaruhttp://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/index.html.  De acordo com a Comunicação do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), após uma discussão com um cidadão que teria seguido para a delegacia regional para prestar ocorrência, o PM também teria ido para a unidade. Durante o procedimento, a ofensa foi registrada. Ainda segundo a Comunicação do 9º BPM, o major é lotado no 3º BPM, em Arcoverde, Sertão. Ele reside em Garanhuns, foi autuado em flagrante e encaminhado para a sede do batalhão no município. O setor de Comunicação informou ainda que o comandante do 3º BPM deverá entrar com processo administrativo para a instauração de inquérito policial ou sindicância, a fim de apurar o caso. A partir daí, serão decididos detalhes acerca da prisão do policial.

Do V&C: Informações extraoficiais dizem tratar-se de um policial identificado como  major Costa Neto. Ele teria desacatado o delegado Sílvio Romero e alguns policiais da equipe de plantão da Delegacia Regional de Garanhuns (18ª DESES) deste domingo, 05 de abril

NOTA DE AGRADECIMENTO!

Venho por meio deste blog, agradecer a todas as mensagens de felicitações por meu Aniversário que aconteceu no último dia 03 ( do corrente mês) onde chegar a uma nova idade foi bastante proveitosa entre idas e vindas, agradeço em primeira mão a o meu Senhor Jesus Cristo por mais uma data concluída, a minha família por me dar orgulho, ao meu anjo de luz Gorete da Mata (só você sabe o quanto nos faz falta), aos meus novos irmãos de escolhas amigos de fé irmãos camaradas, e a os mais de 300 comentários postados a minha linha do tempo, obrigado por tudo, Senhor Jesus Cristo abençoa a cada membro que tirou um tempinho de sua vida pra se dedicar a escrever belas palavras para alegrar ainda bem o nosso bem estar, e mais uma vez obrigado meus amigos por tudo!

2 de abr. de 2015

Pernambuco e municípios têm prazo até 24 de junho para cumprir desafio de apresentar as metas para os planos de educação

Pernambuco e municípios têm prazo até 24 de junho para cumprir desafio de apresentar as metas para os planos de educação
 
O Brasil tem um grande desafio nos próximos anos: fazer com que todos os municípios e estados brasileiros estabeleçam Planos de Educação que possibilitem a melhoria da qualidade da educação em nosso país.
 
O Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho de 2014, está próximo de completar o primeiro ano de vigência. União, estados e municípios começaram a cumprir tarefas e se preparam para alcançar as metas e estratégias de curto, médio e longo prazos até 2024.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os dispositivos da lei são levados em conta na reelaboração do planejamento estratégico de programas da educação básica, da educação profissional e da educação superior, que precisam ser adequados à execução do PNE.

Segundo a rede da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, através do Comitê Pernambucano, defende que o esforço precisa ser de todos - do estado e dos municípios. Um grande movimento precisa ser realizado com a participação dos gestores, educadores, estudantes e principalmente da sociedade em geral para o cumprimento do prazo de elaboração ou adequação dos planos municipais e estadual ao PNE.

O MEC reforça que a lei estabelece um ano para que esses planos estejam aprovados e em consonância com o plano nacional — a data limite é 24 de junho deste ano.


Situação atual - No Brasil, cerca de 30% dos municípios ainda não têm planos e muitos dos que possuem, não o utilizam para planejar suas políticas, mantendo-os desconhecidos da população. Com relação aos planos estaduais de educação, a situação não é muito diferente, sendo que mais de 60% dos estados ainda não possuem planos de educação.
Para que os Planos de Educação estejam sintonizados com os desafios locais, regionais e nacionais, é fundamental que em seu processo de elaboração seja contemplada a pluralidade de vozes e olhares sobre a educação. Afora a participação dos gestores, dirigentes de ensino e especialistas em educação, é essencial considerar a opinião de toda a comunidade escolar, ou seja, professores, coordenadores, merendeiros, secretários, agentes de apoio da escola, estudantes, pais, mães e responsáveis.

Entende-se que a participação no processo de elaboração dos planos, permite compor uma visão mais ampliada dos processos, problemas e possibilidades da educação em determinado território, gerando compromissos e responsabilidades com o planejado: compromete os governos com sua execução e a sociedade, de maneira geral, com seu acompanhamento e monitoramento.
Os municípios que necessitarem informações podem obter auxílio através do portal "De Ollho nos Planos" acessando o endereço: www.deolhonosplanos.org.br.
Maiores informações:
 
Comitê Pernambucano – Campanha Nacional pelo Direito à Educação
(81) 3423-0677 / (81) 3221-3425

GOVERNO DE CAETÉS FAZ DOAÇÃO DE PEIXE PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO !


Pelo terceiro ano consecutivo à prefeitura de Caetés, está ofertando para a população  mais carente da cidade, povoados e zona rural o peixe da Semana Santa. São 10 mil quilos de peixes entregues pela equipe do governo municipal. Na cidade a distribuição acontece no Centro de Eventos, nos povoados e nos sítios o peixe é entregue nas escoas da rede pública municipal.

“Como é uma cultura das famílias católicas, comer apenas peixe na semana santa ao lado dos seus familiares, e por entender que, muitas famílias ainda passam por dificuldades financeiras,  principalmente este ano que os aumentos de preços dos  gêneros alimentícios diminuíram o poder de compra da população nacional, fiz um esforço para manter essa ação em que o nosso governo há três anos vem garantindo o peixe na mesa dos que mais precisam. São ações como esta que me enchem de alegria e vontade de continuar trabalhando junto a minha equipe de governo para beneficiar o povo e melhorar a qualidade de vida da nossa gente”. declarou o prefeito de caetés, Armando Duarte.